Governo do Estado mantém toque de recolher


O Governo do Estado decidiu prorrogar a restrição da locomoção noturna de pessoas das 21h às 5h, em toda a Bahia, até 15 de junho. Nos municípios localizados nas regiões da Chapada Diamantina, Oeste, Irecê, Jacobina, Sudoeste e Extremo-Sul, o toque de recolher vale das 20h às 5h. A prorrogação será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (8).

Nos municípios integrantes das regiões de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI vier a se manter igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos, a restrição na locomoção noturna será válida das 22h às 5h.

Também fica proibida, em todo o território baiano, a venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), no período das 18h de 11 de junho até as 5h de 14 de junho.

A comercialização de bebida alcoólica no fim de semana será liberada somente em municípios integrantes de regiões de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI vier a se manter igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos.

Região Metropolitana de Salvador

Na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a restrição de locomoção noturna será das 20h às 5h, entre a próxima sexta (11) e segunda-feira (14). De terça (8) a quinta-feira (10), o toque de recolher permanece das 22h às 5h. A medida vale para os municípios de Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, Salvador, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz.

Ainda na RMS, a venda de bebida alcoólica fica proibida em quaisquer estabelecimentos, inclusive por delivery, das 20h de sexta (11) até as 5h de segunda-feira (14).

A circulação dos meios de transporte metropolitanos será suspensa das 22h30 às 5h, de terça-feira (8) a quinta-feira (10). Já de sexta (11) a domingo (13), os meios de transporte metropolitanos não circulam das 20h30 às 5h.

De terça (8) a quinta-feira (10), a circulação de ferry boats será suspensa das 22h30 às 5h. Na sexta-feira (11), os ferrys não circulam das 20h30 às 5h, ficando vedado o funcionamento no sábado (12) e no domingo (13).

As lanchinhas também não devem circular das 22h30 às 5h, de terça (8) a quinta-feira (10). Já entre sexta-feira (11) e domingo (13), as lanchinhas não circulam das 20h30 às 5h, limitada a ocupação ao máximo de 50% da capacidade da embarcação no sábado (12) e domingo (13).

Aulas

As unidades de ensino públicas e particulares podem manter as atividades de forma semipresencial. Para que isso ocorra, é necessário que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid esteja abaixo de 75%, por cinco dias consecutivos, nas regiões de saúde.

Além disso, as atividades letivas devem ficar condicionadas à ocupação máxima de 50% da capacidade de cada sala de aula e ao atendimento dos protocolos sanitários estabelecidos.

Eventos e shows

Os eventos e atividades que envolvam aglomeração de pessoas continuam proibidos até 15 de junho, em todo o território baiano, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados. Segue suspensa ainda, até 15 de junho, a realização de shows, festas, públicas ou privadas, e afins, independentemente do número de participantes, além de atividades esportivas amadoras em todos os municípios baianos.

Os eventos exclusivamente científicos e profissionais podem ocorrer com público limitado a 50 pessoas. Já os atos religiosos litúrgicos ficam permitidos mediante a ocupação máxima de 25% da capacidade do local. O funcionamento das academias também permanece autorizado mediante a ocupação máxima de 50%.

Continua vedada, em todo o território baiano, a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras até 15 de junho, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações.

Ilhéus: Fechamento de Rodovia mostra falta de articulação do vereador Cláudio Magalhães


Pelas redes sociais, o vereador declarou apoio a manifestação, mas não apareceu no ato e nem na reunião com o poder executivo.

Nesta segunda-feira (07), indígenas e produtores rurais realizaram uma manifestação na Rodovia BA 001, na cabeceira do aeroporto de Ilhéus, gerando um enorme engarrafamento e paralisação do trânsito por quase duas horas.

Os manifestantes solicitaram melhoria na estrada que liga a sede do distrito de Olivença ao povoado de Sapucaieira, além da recuperação das pontes de Ioiô e de Benedito e o retorno dos horários regulares dos ônibus que fazem as linhas até os povoados de Sapucaeira e de Santana.

Os indígenas e produtores se reuniram com prepostos da Prefeitura de Ilhéus para ajustar as demandas da comunidade. Uma curiosidade, a manifestação e a reunião aconteceram sem a presença do vereador indígena Cláudio Magalhães (PC do B).

Eleito para representar o povo ilheense, em especial os indígenas que votaram em massa na sua pessoa, o vereador Cláudio Magalhães (PCdoB), não participou da reunião entre os poderes Executivo e Legislativo, que acertou a ação de melhorias na comunidade.

Pelas redes sociais, o vereador sumido declarou apoio a manifestação e o fechamento da Rodovia.

Após negociação e acordo entre as partes, o trânsito na BA-001,foi liberado e o fluxo de veículos segue normalmente na rodovia.

Negociação 

Reunião de prepostos da prefeitura, e os manifestantes.

Na reunião entre a prefeitura e os indígenas, ficou acertada, com o secretário de serviços públicos, João Aquino, a melhoria da estrada. O secretário de Mobilidade e Ordem Pública, Gabriel Bittencourt, por sua vez, entrou em contato com a empresa São Miguel, uma das concessionárias do transporte público na cidade, e após a conversa com a gerência ficou estabelecido que a partir desta quarta-feira (9) os ônibus retornarão aos horários solicitados.

Uma nova reunião foi agendada para a próxima sexta-feira (11). Na oportunidade será informada a data de início da recuperação das estradas.

Prefeito de Itacaré apresenta projetos para os distritos e comunidades rurais


O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, se reuniu nesta segunda-feira com secretários municipais e representantes dos distritos e comunidades rurais do município para discutir uma série de projetos, ações e medidas que serão adotadas com o objetivo de garantir muito mais obras, serviços e uma melhor qualidade de vida em todas as localidades. O programa contempla ações nas áreas de infraestrutura, agricultura, meio ambiente, educação, saúde, desenvolvimento social, turismo, infraestrutura, cultura e obras e várias outras secretarias, na sede e em todas as comunidades de Itacaré.

Durante o encontro o prefeito Antônio de Anízio falou do Programa Junho Verde, que já está sendo realizado com um mês inteiro de ações voltadas para o desenvolvimento e a preservação ambiental. O Junho Verde terá atividades como a inauguração do Viveiro de Mudas Frutíferas, Ornamentais e Essências Florestais no distrito de Água Fria, lançamento do Programa de Educação Ambiental na Rádio Paraíso Baiano, implantação do Programa de Coleta Seletiva nos Prédios Públicos de Itacaré, entrega das vassouras ecológicas e também o Lixão Nunca Mais, um programa que visa acabar de vez com o lixão e dar um novo destino aos resíduos sólidos de Itacaré.

Também foram apresentados pelo prefeito importantes obras de infraestrutura, como a nova feira do distrito de Taboquinhas, o cais que será construído no local, criando um novo ponto turístico para o distrito, revitalização do antigo Casarão da Cantagalo, criação de novos espaços de arte e cultura, além do Promusic, que é o Projeto de Extensão e Inclusão Musical para Crianças e Adolescentes. Já na área de Educação Antônio de Anízio anunciou a reforma das unidades escolares do município, desenvolvimento de projetos educacionais nas escolas e ainda a parceria para a implantação de cursos superiores de graduação e pós-graduação.

Ainda durante o encontro o prefeito Antônio de Anízio, junto com os secretários municipais falou de ações para o esporte, a exemplo da reforma das quadras esportivas em diversos locais, melhoria dos campos de futebol e implantação do Centro de Canoagem de Taboquinhas. Também destacou projetos para ampliar o atendimento na área de saúde, garantia de serviços sociais e de proteção à mulher, a melhoria das estradas e o acesso à internet nas mais diversas localidades da zona rural do município.

Além dos secretários municipais, o encontro contou com a participação de moradores e lideranças comunitárias de diversas localidades da zona rural de Itacaré. Logo após a reunião os secretários municipais, junto com o prefeito, se dirigiram para os locais onde serão desenvolvidos os novos projetos e ações. A proposta do prefeito Antônio de Anízio é que todas as secretarias municipais estejam integradas e no contato direto com as comunidades. “É muito importante que os secretários mantenham essa dinâmica de atendimentos externos, juntos aos administradores de distritos e povoados e também com as lideranças rurais”, complementou o prefeito.

Campanha do Agasalho é iniciada em Ilhéus


A 70ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Ilhéus) iniciou neste domingo (6) a “Campanha do Agasalho”, que visa a arrecadação de roupas de frio como agasalhos, cobertores, casacos, lençóis e vestes similares que serão doados para moradores de rua do município de Ilhéus. A iniciativa quer proporcionar melhores condições de proteção durante o frio, mais rigoroso nos meses de julho e agosto.

Conforme contou o comandante da 70ª CIPM, capitão Fábio Luiz Magalhães, a coleta acontecerá durante todo o mês de junho e a distribuição dos materiais acontecerá entre os dias 5 e 6 de julho, na cidade de Ilhéus. “É a primeira vez que realizamos essa campanha do agasalho. Em 2020, no dia das crianças, fizemos a distribuição de 270 brinquedos na cidade e estamos planejando, para este ano, uma campanha para o natal com distribuição de alimentos”, afirmou.

O oficial declarou ainda que se sente feliz em realizar essas campanhas, pois mostra a força da parceria da PM com a sociedade. O cidadão que quiser fazer uma doação pode entrar em contato com a companhia por meio do Instagram (@70cipm) ou indo até a sede da unidade, que fica na Rodovia Ilhéus X Uruçuca, BA 262, Km 03, Distrito Industrial Ilhéus, Bahia.

Estado publica edital para processo seletivo na SDR


Foi publicado na edição do Diário Oficial do último sábado (05), edital de abertura de inscrições do Processo Seletivo Simplificado N° 001/2021, por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA), para o preenchimento de vagas na Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) e na Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), ambas unidades da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Confira edital (link para edital)

As vagas são para Técnico de Nível Superior nas áreas de atuação em Geoprocessamento, Engenharia de Agrimensura, Ciências Jurídicas, Ciências Jurídicas Agrárias, Administração, Ciências da Computação, Ciências Agrárias, Recursos Humanos, Arquivologia e Prestação de Contas e Sistemas.

O prazo de inscrição é de 14 de junho a 18 de junho. Para realizar a inscrição, os interessados deverão acessar www.selecao.ba.gov.br e preencher a ficha de inscrição.

Prefeitura de Ilhéus realiza mutirão de limpeza e recolhe mais de 200 toneladas de lixo


Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb), realizou no último sábado (5) um mutirão de limpeza em diversos pontos da cidade para recolher materiais sem serventia despejados pela população nas vias e espaços públicos. Uma das áreas atendidas nesta etapa foi a Rua E, lateral do Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) Darcy Ribeiro, no bairro Hernani Sá. Na localidade foram recolhidas 219,7 toneladas de resíduos, sendo a retirada desse montante o equivalente a 33 caçambas basculantes ou 80 caçambas de entulho.

De acordo com a pasta, o descarte irregular de lixo e resíduos acarreta a proliferação de agentes causadores de doenças como a dengue. “Pedimos o apoio e a colaboração da população para manter a cidade limpa, evitando o descarte inapropriado de entulhos em terrenos, calçadas e vias. O lixo doméstico é recolhido em todos os bairros, conforme os dias e horários da coleta, informados aos moradores de cada localidade”, explicou João Aquino, titular da Secsurb.

Além da manutenção e limpeza, o serviço realizado pela Prefeitura visa combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, febre amarela e chikungunya. O trabalho dos agentes comunitários é orientar a comunidade sobre os cuidados para evitar o acúmulo de água parada em recipientes e objetos. Contudo, a população precisa se conscientizar sobre os impactos do lixo e de resíduos sólidos, que quando não recebem o destino ambientalmente correto podem gerar uma série de transtornos, como entupimento de bueiros e alagamento de ruas.

A Secsurb informa que o mutirão de limpeza continua nesta semana, atendendo outros logradouros do município.

Com informações da Secom Ilhéus.

PRF encerra Operação Corpus Christi 2021 e apresenta balanço dos cinco dias de atividades nas rodovias federais da Bahia


Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia finalizou, às 23h59 deste domingo (06), a Operação Corpus Christi 2021. Iniciada na última quarta-feira (02/06), a PRF intensificou a fiscalização e os esforços foram voltados à segurança viária, prevenção e redução da gravidade dos acidentes de trânsito e à garantia da mobilidade nas rodovias do país.

Durante os cinco dias da operação, a PRF na Bahia contou com reforço nas equipes e concentrou seu efetivo ao longo dos trechos mais movimentados e de maior incidência de acidentes graves e de ocorrências criminais.

Segurança viária

Neste feriado prolongado, as atividades desenvolvidas pela instituição foram focadas para combater as infrações de trânsito, em especial às condutas geradoras de acidentes como: as ultrapassagens proibidas, dirigir sob a influência de álcool, transitar pelo acostamento, excesso de passageiros, dentre outras.

O uso do cinto de segurança, do capacete, controle de velocidade, transporte de crianças, além de fiscalizações específicas de motocicletas e condições de conservação dos veículos, também foram alvos das equipes da PRF.

Apesar de todo esforço da PRF na fiscalização e educação, foram flagrados diversos condutores agindo com imprudência nas rodovias federais do estado. A PRF alerta aos motoristas que obedecer às normas de trânsito, contribui para um trânsito mais seguro.

Os esforços do policiamento qualificado resultaram na fiscalização de 3.747 veículos e 4.402 pessoas. Nestes cinco dias de atividades a PRF emitiu 3.513 notificações referentes a infrações diversas.

Nesse ranking de imprudências mais constatadas pelos PRFs, está ainda a ultrapassagem proibida, com 747 autos extraídos. Nunca é demais enfatizar que a colisão frontal, quase sempre causada pelas ultrapassagens indevidas, é o tipo de acidente que mais fere gravemente e mata pessoas em rodovias do país inteiro. A infração de ultrapassar em faixa amarela contínua é infração gravíssima, com multa de R$ 1.467,35 e rende 7 pontos na carteira.

Uma das maiores preocupações da PRF é o lamentável hábito que parte de nossos motoristas ainda conserva: dirigir após consumir bebidas alcoólicas.

Durante as abordagens, foram realizados 399 testes com etilômetro (aparelho utilizado para aferir a quantidade de álcool ingerido pelo condutor, conhecido popularmente como bafômetro), totalizando 29 condutores autuados por alcoolemia ao volante nas modalidades constatação e recusa. Destes, 03 condutores foram detidos por embriaguez ao volante e foram encaminhados à Delegacia de Polícia para responderem criminalmente. Eles também tiveram suas carteiras recolhidas.

Nas fiscalizações, a PRF também emitiu 67 autos de infração para motociclistas ou passageiro sem capacete. Perigo também geraram os 10 motoristas que usavam o celular enquanto dirigiam. Obrigatório não só para o motorista, mas também para todos os ocupantes do veículo, o cinto de segurança, ou melhor, o não uso dele gerou mais de 274 autuações. Quando o alvo das fiscalizações foi a criança sem cadeirinha, 38 autos foram emitidos.

O fato de o motociclista não usar o capacete ou pessoas não usarem cinto de segurança em automóveis é determinante na gravidade dos acidentes.

No total, 272 veículos foram recolhidos ao pátio da PRF, por diferentes irregularidades seja na documentação, ou no estado de conservação e até ausência equipamentos obrigatório.

Foram também retiradas de circulação mais de 245 toneladas de excesso de peso das rodovias. O peso acima do permitido sobrecarrega os sistemas de suspensão e freios, oferecendo riscos ao motorista e aos usuários da rodovia, e ainda danifica o pavimento asfáltico.

Acidentes, feridos e óbitos

O balanço da Polícia Rodoviária Federal (PRF) quanto à violência no trânsito nas rodovias federais acende um sinal de alerta para a necessidade de mais prudência e educação por parte de todos. A redução da violência nas rodovias federais depende da participação de todos os atores do trânsito (condutores, passageiros, ciclistas e pedestres).

Este ano, durante os cinco dias da Operação Corpus Christi a PRF na Bahia registrou um total de 45 acidentes. Destes, 17 foram acidentes graves, quando resultam em, pelo menos, um óbito ou ferido gravemente. De quarta-feira (02) até às 23h59 de domingo (06), 13 pessoas morreram nas estradas baianas. Já o número de feridos totalizou 57 pessoas.

Enfrentamento a criminalidade

A expertise policial permitiu realizar trabalhos de prevenção e manutenção da segurança viária e da mobilidade, sem deixar de lado as atuações no combate à criminalidade.

Durante os cinco dias da operação, a PRF na Bahia recuperou 16 veículos com registro de roubo ou furto. Destes, 10 veículos apresentavam algum dos caracteres adulterados. 26 pessoas foram detidas por diversos crimes. As abordagens resultaram ainda na apreensão de 27 comprimidos de anfetaminas e no resgate de 04 aves silvestres. Também foi responsável pela apreensão de 01 revólver e mais 67 munições.

Mais de R$ 2 milhões em cocaína apreendidos em praia


Mais de 2 milhões de reais em cocaína foram localizados, na manhã de domingo (6), em uma sacola na Praia do Farol, município de Alcobaça, Sul do estado, por guarnições da 88ª Companhia Independente de Polícia Militar.

Populares perceberam uma mochila preta e acionaram os policiais. Na sacola foram encontrados 28 tabletes de cocaína pura, arrastados até a praia pela maré.

De acordo com o comandante da unidade, major Carlos Eduardo Barbosa da Silva, a droga está avaliada em cerca de 2 milhões de reais. “O material foi encaminhado à Delegacia Territorial da cidade de Prado”, contou o oficial.

Outras três mochilas com pasta base de cocaína apareceram no litoral baiano, no mês de maio, na orla de Pau Fincado, em Nova Viçosa, e na Boca do Rio, em Salvador. No total, 72 tabletes de cocaína ou pasta base já foram apreendidos.

Também no mês maio, agora em Maraú, 1 kg de pasta base de cocaína, com a marca Koala, foi achada na praia no distrito de Itaipu de Fora.

A investigação da origem e destino do material é conduzida pela Polícia Federal.

Ilhéus: Vereador Ivo cobra tramitação do processo de avaliação de contas de Jabes e Marão na Câmara


Um dos mais experientes parlamentares da Câmara Municipal de Ilhéus, o vereador Ivo Evangelista (Republicanos), que exerce o seu quarto mandado no Palácio Teodolindo Ferreira, cobrou da Mesa Diretora que adote, de imediato, procedimentos necessários e regimentais para tramitação e conclusão do processo de avaliação de contas de administrações passadas, que se encontram paradas há algum tempo na Casa.

A medida é para que sejam encaminhadas as prestações de contas para as Comissões Técnicas da Câmara, especialmente a de Finanças, Orçamento, Obras e Serviços Públicos. De acordo com levantamento de Evangelista, as contas de 2015, do ex-prefeito Jabes Ribeiro, por exemplo, foram aprovadas pela casa em 2019. Mas, segundo o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), ainda se encontram sob os cuidados do Poder Legislativo.

Já sobre as contas de 2016, também de Jabes, reprovadas pelo TCM, ele revela a existência de um ofício informando que a documentação foi entregue à Câmara em maio de 2019. Mas estas não chegaram às comissões permanentes da Casa e, por isso, não foi feito o devido processo legal de tramitação e julgamento.

O mesmo acontece com a gestão de 2017, do prefeito reeleito Mário Alexandre. As contas foram aprovadas, com ressalvas, pelo TCM e o tribunal também já informou que a documentação encontra-se, para análise, no Poder Legislativo municipal, desde 2018.

O vereador Ivo Evangelista destaca que a Câmara de Ilhéus possui um grande instrumento que organiza o processo para a apreciação das contas anuais. Trata-se da Resolução 914, de 2020, de sua autoria, que disciplina o julgamento das contas. “É preciso entender o motivo de todo esse atraso”, criticou, ao cobrar providências à Mesa Diretora atual.

O SineBahia oferece 37 vagas de emprego em Ilhéus; confira a lista


Confira as oportunidades de empregos, ofertadas pelo Sine. Imagem ilustrativa.

O SineBahia divulgou as vagas de emprego disponíveis para segunda-feira (07/06), em Ilhéus. [Veja lista abaixo] .

Os atendimentos já estão sendo feitos presencialmente mediante agendamento pelo SAC Digital. Site: https://www.sacdigital.ba.gov.br ou aplicativo SACDIGITAL.

Ainda de acordo com o SineBahia, estão listadas apenas algumas das vagas disponíveis, que estão sujeitas ao limite de encaminhamentos.

O SAC Ilhéus fica situado na Rua Eustáquio Bastos, no centro da cidade, e funciona de 7h às 15h30, de segunda a sexta-feira.

Vagas exclusivas para Ilhéus até dia (07.06.2021)

CONTADOR
Ensino Superior Completo em Contabilidade
Experiência mínima de 6 meses com registro em carteira de trabalho
01 VAGA

VENDEDOR EXTERNO
Ensino Médio Completo
Experiência mínima de 6 meses com registro em carteira de trabalho
Possuir veiculo e CNH categoria B
Disponibilidade para realizar viagens
01 VAGA

AJUDANTE DE TERRAPLENAGEM
Ensino Fundamental Completo
Experiência mínima de 6 meses com registro em carteira de trabalho
17 VAGAS

MARTELETEIRO
Ensino Fundamental Completo
Experiência mínima de 6 meses com registro em carteira de trabalho
01 VAGA

OPERADOR DE ESCAVADEIRA
Ensino Fundamental Completo
Experiência mínima de 6 meses com registro em carteira de trabalho
Possuir CNH Categoria C, D ou E com indicação de que exerce atividade remunerada
04 VAGAS

OPERADOR DE MOTONIVELADORA
Ensino Fundamental Completo
Experiência mínima de 6 meses com registro em carteira de trabalho
Possuir CNH Categoria C, D ou E com indicação de que exerce atividade remunerada
01 VAGA

OPERADOR DE RETRO-ESCAVADEIRA
Ensino Fundamental Completo
Experiência mínima de 6 meses com registro em carteira de trabalho
Possuir CNH Categoria C, D ou E com indicação de que exerce atividade remunerada
02 VAGAS

OPERADOR DE ROLO COMPACTADOR
Ensino Fundamental Completo
Experiência mínima de 6 meses com registro em carteira de trabalho
Possuir CNH Categoria C, D ou E com indicação de que exerce atividade remunerada
01 VAGA

OPERADOR DE TRATOR DE ESTEIRA
Ensino Fundamental Completo
Experiência mínima de 6 meses com registro em carteira de trabalho
Possuir CNH Categoria C, D ou E com indicação de que exerce atividade remunerada
06 VAGAS

VIBRADORISTA
Ensino Fundamental Completo
Experiência mínima de 6 meses com registro em carteira de trabalho
01 VAGA

GREDISTA
Ensino Fundamental Completo
Experiência mínima de 6 meses com registro em carteira de trabalho
Possuir conhecimento no Pacote Office
02 VAGAS