Ilhéus: Devido à chuva, Prefeitura e CDL adiam abertura do Natal Encantado


A Prefeitura de Ilhéus adiou a abertura do projeto Natal Encantado que estava marcada para a noite desta sexta-feira (3), na Praça Dom Eduardo (Praça da Catedral). Conforme a Administração Municipal, a alteração foi feita em virtude da chuva que atinge a cidade. Em breve, uma nova data será divulgada.

O Natal Encantado, que já integra a programação de final de ano, é realizado em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A terceira edição do projeto promete movimentar o comércio local, levando lazer e diversão às famílias e aos turistas que visitam Ilhéus.

Defesa Civil de Ilhéus em alerta


Devido às fortes chuvas que vem ocorrendo durante a semana e na noite desta quinta-feira (2), a secretaria de Infraestrutura através da defesa civil informa que as equipes vem trabalhando na desobstrução de algumas bocas de lobo e dando suporte e manutenção necessárias em parceria com a secretaria de serviços urbanos e a secretaria de promoção social e combate à pobreza, no acompanhamento das ocorrências na tentativa de minimizar os prejuízos ocorridos durante o período de chuva.

Nesta quinta, choveu 33 milímetros de 2 as 4 da manhã, havendo 12 ocorrências sendo 2 com gravidade no Banco da Vitória e na estrada Ilhéus x Olivença, sem ocorrência de vítimas.

A Seinfra informa ainda que continuará em estado de alerta todo o final de semana em decorrência da previsão de mais chuvas na cidade e vai continuar em campo para solucionar as demandas.
A defesa civil alerta para o cuidado redobrado quanto a alagamentos e deslizamentos de terra, principalmente em áreas de riscos como altos, morros e terrenos de encostas.

Contatos da Defesa Civil de Ilhéus: (73) 98178-2255 e (73) 98836-2753.

Em viagem ao sul do estado, Rui inaugura Hospital Materno-Infantil e autoriza início de obra de ligação entre Ilhéus e Itabuna


O Hospital Materno-Infantil Joaquim Sampaio, em Ilhéus, será inaugurado nesta segunda-feira (6) às 9h, pelo governador Rui Costa, acompanhado pela secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim. A unidade vai funcionar como referência para toda a região sul da Bahia, em cirurgia pediátrica e parto de alto risco. Durante a viagem, o governador assinará ordem de serviço para construção de 18 quilômetros da nova via de acesso entre Ilhéus e Itabuna.

Com investimento de aproximadamente R$ 40 milhões entre obras e equipamentos, o hospital possui 105 leitos de internação, sendo 10 de UTI Neonatal e 25 de semi-intensivo, integrados à Rede Cegonha e atenção às urgências e emergências da região de Ilhéus, com funcionamento 24 horas, acesso por demanda espontânea e referenciada, integrada aos pontos de atenção primária. A unidade tem ainda cinco leitos no Centro de Parto Normal Intra-hospitalar.

A secretária da Saúde do Estado explica que a nova unidade está estruturada para a assistência ao parto de risco, gestação de alto risco, cuidado intensivo e intermediário neonatal e cuidado intensivo e clínico às crianças. “Será garantido atendimento humanizado e resolutivo; acolhimento com classificação de risco; boas práticas e segurança na atenção ao parto, abortamento, nascimento e puerpério; atenção especializada em pediatria, além de certificação como ‘Hospital Amigo da Criança’”, ressalta Tereza Paim.

Além da realização de partos e da internação, o novo hospital ofertará atendimento ambulatorial especializado em pré-natal de alto risco, consultas especializadas em obstetrícia, cardiologia, enfermagem, nutrição e psicologia. O serviço de pediatria está estruturado com equipes profissionais, instalações físicas e equipamentos adequados à prestação de assistência em caráter de urgência aos agravos mais prevalentes da criança e do adolescente, garantindo ainda procedimentos cirúrgicos (cirurgia geral e ortopedia), em caráter de sobreaviso e cuidados intensivos pediátricos.

A unidade funcionará também como um polo de desenvolvimento de ensino, reunindo formação acadêmica, pesquisa e produção de conhecimento científico e tecnológico em saúde.

O Hospital Materno-Infantil Joaquim Sampaio faz parte de uma séria de investimentos que o Governo do Estado vem realizando na região sul do estado, onde a população já conta, entre outros serviços, com o Hospital Regional da Costa do Cacau e com a policlínica regional de saúde instalada em Itabuna. O governador também fez o anúncio da construção de uma policlínica regional de saúde em Ilhéus, o que ampliará a capacidade de atendimento especializado na região.

Ligação Ilhéus-Itabuna: caminho para o desenvolvimento

Com investimentos previstos de R$ 142,6 milhões, a nova via terá extensão de 18 quilômetros, duplicando a ligação entre as duas principais cidades do sul do estado e contribuindo para o desenvolvimento de toda a região, com o destaca o secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti.

“A implantação do novo trecho de estrada vai permitir a melhoria do deslocamento entre ambos os municípios com mais conforto e segurança, pois passará a ser feito em um trajeto de mão única. Uma obra que beneficia mais de 511 mil moradores na região e facilitará o deslocamento para quem sai do sul baiano em direção ao oeste, meio oeste e extremo sul do estado. Isso contribuirá no escoamento da produção agrícola, principalmente de grãos em direção ao Porto do Malhado, em Ilhéus, no turismo do sul baiano e no transporte de minério da região de Brumado”, afirma o secretário.

Durante a viagem, o governador vai anunciar a realização de licitação para construção de quatro pontes e um viaduto, sobre o Rio Cachoeira, a serem implantados ao longo da via.

Seguindo portaria do Governo do Estado, Sindpoc passa a exigir carteira de vacinação para atendimento nas delegacias de Salvador e do interior do estado


A orientação entrará em vigor a partir do dia 10/12 e tem por objetivo conter a quarta onda da COVID – 19, bem como preservar a saúde do policial civil e da sociedade.

Em consonância com o decreto do Governo do Estado, que passou a cobrar o chamado “passaporte da vacinação”, para que as pessoas tenham acesso a locais onde são prestados serviços públicos, a partir do próximo dia 10/12, o Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (SINDPOC) passará a solicitar da população a carteira de vacinação para adentrar nas delegacias de Salvador, Região Metropolitana e do Interior.

A medida tem por objetivo conter a proliferação da COVID – 19 em sua quarta onda e assegurar a saúde do policial atuante nas delegacias e dos usuários.

Vale destacar que a orientação da entidade sindical está em conformidade com as exigências do governo estadual, que o dia 10/12 como data limite para que os servidores do estado tenham concluído o ciclo vacinal. Outros órgãos estaduais já estão exigindo o passaporte de vacinação, a exemplo do SAC, Detran, dentre outros.

“Infelizmente vivemos um momento em que todo cuidado é pouco. Temos aí a nova variante da COVID – 19, a ÔMICRON, precisamos ficar alerta. A orientação do nosso sindicato é muito no sentido de salvaguardar a integridade física do policial civil e da sociedadee em conformidade com decreto estadual. Nas delegacias temos contato com vítimas, presos, pessoas que vão registrar B.O, dentre outros. Logo, nada mais justo essa exigência da carteira de vacinação por parte de quem tiver interesse em adentrar a delegacia”, justifica o presidente do SINDPOC, Eustácio Lopes.

Por fim ele reitera que desde o início da pandemia até os dias atuais policiais civis têm sido vitimados pela doença. “É uma triste realidade, mas o policial civil neste contexto de pandemia tem sofrido muito, recentemente um colega contraiu o vírus e veio a óbito. O sindicato continua vigilante no sentido de proteger a vida do servidor e da sociedade no geral”, concluiu o líder sindical.

Fonte: ASCOM – SINDPOC

Servidores da Prefeitura de Itacaré devem se vacinar contra a Covid-19


Com a proposta de imunizar cada vez mais pessoas contra a Covid-19 e oferecer um serviço público mais seguro, garantindo a saúde de todos, o prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, publicou o Decreto 905, de 02 de dezembro de 2021, que dispõe sobre o dever de vacinação contra Covid-19 de todos os servidores públicos municipais. Os servidores deverão apresentar a comprovação e a recusa, sem justa causa, em submeter-se à vacinação contra a Covid-19 é passível de apuração de responsabilidade por violação dos deveres contidos na lei.

Conforme o decreto, a vacinação deverá ser comprovada pelo servidor através de auto declaração e cartão de vacinas ou anexação do certificado de vacinação, obtido através do aplicativo ConecteSus, junto ao setor de Recursos Humanos, através do Protocolo Geral, devendo informar o nome completo, matrícula e cargo/função. Os servidores públicos municipais identificados que, sem justa causa, não se vacinarem, deverão ser notificados para imediatamente procederem a devida imunização, sob pena da adoção de providências legais e regulamentares pertinentes. As determinações da comprovação da vacinação também se estendem às pessoas físicas e jurídicas prestadoras de serviços e entidades parceiras.

Paralelo ao decreto solicitando a comprovação da imunização dos servidores e prestadores de serviços, a Prefeitura de Itacaré também está realizando uma campanha de conscientização para que todas as empresas da cidade, associações, clubes de serviços, comércio, hotéis, pousadas e estabelecimentos também orientem suas equipes para que todos cumpram as etapas da vacinação. O objetivo, segundo explicou o prefeito Antônio de Anízio, é dar o exemplo de cidadania e compromisso com a saúde, além de garantir uma imunização maior e reduzir os índices de casos e contaminações da Covid-19.

Totalmente on-line, PRF realizará mais um leilão com mais de 1.300 veículos retidos na Bahia


Imagem Ilustrativa.

Com lances mínimos entre 40 e 13.068 reais, a Polícia Rodoviária Federal na Bahia, realizará mais um leilão de veículos, classificados como documentáveis, conservados ou como sucatas, que foram retidos na unidade da PRF BA localizada em Feira de Santana.

As ofertas ocorrerão, somente, na modalidade on-line (internet) a partir das 09h do dia 20 de dezembro e se encerrará às 15h do dia 21/12/2021, através do site (https://www.batistaregisleiloes.com.br).

Dentre os 1.301 lotes que serão leiloados, muitos têm condições de rodar e poderão ser adquiridos por pessoas físicas ou jurídicas.

Já os classificados como sucatas (reaproveitamento de peças e partes metálicas) só poderão participar pessoas jurídicas que deverão ter registro válido de empresa de desmontagem perante o órgão executivo de trânsito do Estado ou Distrito Federal em que atuar.

O lote mais caro do leilão é um automóvel Honda/Civic, ano 2008, na cor prata, com lance mínimo de R$ 13.068,00. Já o segundo mais caro trata-se de um Fiat/Siena Flex, ano 2010, cor branca, que tem lance inicial de R$ 7.774,00.

O edital Leilão Público 7/2021 do tipo maior lance ofertado, visa arrematação de veículos retidos, abandonados, removidos ou recolhidos a qualquer título, que se encontram nos pátios administrados pela Regional do estado da Bahia.

Conforme o artigo 328 do Código de Trânsito, o veículo recolhido que não vier a ser reclamado por seu proprietário dentro de um prazo de dois meses pode ser avaliado e levado a leilão.

Os veículos poderão ser examinados pelos interessados nos dias 16 e 17 de dezembro, das 08h00 às 12h00 e de 13h00 às 17h00 nos endereços abaixo mencionados:

PF conclui investigações sobre a origem das manchas de óleo que atingiram o litoral brasileiro entre 2019 e 2020


 

Manchas de petróleo atingiu o litoral do Nordeste.

A Polícia Federal concluiu as investigações sobre a origem das manchas de óleo que atingiram mais de 1.000 localidades em 11 estados do litoral brasileiro entre agosto de 2019 e março de 2020.

As investigações, realizadas em parceria com diversos órgãos e instituições nacionais e internacionais, foram centradas em três frentes:

A primeira diz respeito à investigação das características da substância, por meio de análises químicas que buscaram determinar o tipo de material que chegou à costa brasileira, suas características e, especialmente, sua procedência (se nacional ou estrangeira e, nesse último caso, qual país). Isso se fazia necessário, uma vez que surgiram diversas teorias sobre a origem do material (vazamento de oleodutos, plataformas ou reservas naturais, navios em trânsito ou naufragados, costa da África etc.).

A segunda diz respeito ao local exato onde ocorreu o vazamento/lançamento do óleo, na qual priorizou-se o uso de técnicas de geointeligência (imagens de satélite e modelos e simulações realizadas por softwares específicos).

A terceira foi realizada com base em dados, documentos e informações que pudessem esclarecer os fatos, por meio de cooperação nacional e internacional, inclusive com apoio da Interpol.

A Polícia Federal, a partir das provas e demais elementos de convicção produzidos, concluiu existir indícios suficientes de que um navio petroleiro de bandeira grega teria sido o responsável pelo lançamento da substância oleaginosa que atingiu o litoral brasileiro.

Foram indiciadas pela prática dos crimes de poluição, descumprimento de obrigação ambiental e dano a unidades de conservação a respectiva empresa e seus responsáveis legais, bem como o comandante e o chefe de máquinas do navio.

Apenas os custos arcados pelos poderes públicos Federal, Estadual e Municipal para a limpeza de praias e oceano foram estimados em mais de R$ 188 milhões, estabelecendo-se assim um valor inicial e mínimo para o dano ambiental. O valor total do dano ambiental está sendo apurado pela perícia da PF, que deverá encaminhar com brevidade o respectivo laudo as autoridades competentes.

O inquérito policial relatado segue agora para o poder Judiciário Federal do Rio Grande do Norte e Ministério Público Federal naquela unidade federativa, para análise e adoção das medidas cabíveis.

‘Operação Saneamento’ cumpre mandados de buscas e afasta funcionários públicos em Porto Seguro


O Ministério Público do estado da Bahia, por meio do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e 5ª Promotoria de Justiça de Porto Seguro, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil do Estado da Bahia, deflagrou a “Operação Saneamento” na manhã desta sexta-feira, dia 3, em Porto Seguro e no Distrito de Arraial D`Ajuda, no extremo sul baiano. Foram cumpridos oito mandados de buscas e apreensão, além do afastamento cautelar de três servidores públicos por 180 dias.  A operação apurou indícios da prática de corrupção por dois ex-secretários municipais e três fiscais ambientais lotados na Secretaria do Meio Ambiente de Porto Seguro.

Segundo o Gaeco, foram coletadas evidências da existência de um esquema de corrupção na Secretaria de Obras e Meio Ambiente, desde as gestões de 2016 e 2017.  As investigações revelaram o recebimento de vantagens indevidas para a concessão de licenças ambientais e de implantação para instalação de empreendimentos imobiliários na região. O esquema foi denunciado por empresários do ramo de construção civil, que apresentaram documentos que evidenciam a negociação do valor da propina. Conforme apurações do MP, houve efetivamente o pagamento, com posterior concessão das licenças. Uma das propinas chegou ao valor de R$ 60 mil. O pedido de afastamento e os mandados foram deferidos pelo juiz André Strogenski, da 2ª Vara Crime da Comarca de Porto Seguro.  As buscas e apreensões foram cumpridas em endereços residenciais, outras propriedades dos investigados e na sede da Secretaria de Meio Ambiente.

Vídeo:

Ilhéus: Vereador usa verba pública para ir a evento de ACM Neto e Câmara manda devolver dinheiro


Baiano do Amendoim terá que devolver os valores das diárias aos cofres públicos.

O Vereador Baiano do Amendoim (PSDB) recebeu diárias da Câmara de Vereadores de Ilhéus para prestigiar um evento político na capital baiana. O valor de R$ 3 mil reais, além do vereador, também subsidiou um dos seus assessores parlamentares na viagem.

O deslocamento requerido pelo vereador Baiano, conforme requerimento apresentado, com a finalidade de participação no evento de lançamento da pré-candidatura de ACM Neto e encontro com o Presidente do PSBD/BA, o Deputado Adolfo Viana, não se enquadram nas liberações de diárias.

Em publicação divulgada nesta quinta-feira (2), no Diário Oficial do Poder Legislativo Municipal, a Câmara De Vereadores de Ilhéus anula o Ato nº 064/2021, que concedia cinco diárias ao vereador Baiano do Amendoim (PSDB), e determina a devolução dos valores.

A Câmara informou que após a devolução, o vereador deverá entregar na Presidência o comprovante bancário da ação. Caso o ressarcimento acima imputado não ocorra no tempo aprazado, o Departamento de Recursos Humanos fica autorizado a proceder com a retenção em folha de pagamento do valor.

 

Prefeitura de Itacaré continua com pavimentação de ruas na Marambaia


O trabalho de pavimentação de ruas no bairro da Marambaia continua sendo feito com recursos próprios da Prefeitura de Itacaré, deixando a cidade mais bonita e beneficiando centenas de moradores do local. E no bairro da Marambaia está sendo realizada não somente a pavimentação, como também o sistema de drenagem das ruas para evitar os alagamentos nos dias de chuvas.

A obra foi solicitada ao prefeito Antônio de Anízio pelo vereador Roberto do Smart e prevê ainda a construção de canteiros e a melhoria da iluminação. De acordo com o prefeito, as ruas estão sendo pavimentadas com piso sextavado, deixando o local ainda mais bonito. Ele explica que a Marambaia fica na entrada da cidade e precisa de um carinho especial. Por esse motivo é que já estão sendo realizadas as obras.

Antônio de Anízio também falou do grande crescimento do bairro da Marambaia e dos serviços públicos que estão sendo programados para atender cada vez melhor a população. Nos últimos quatro anos a Prefeitura de Itacaré realizou a pavimentação de diversas ruas, incluindo o entorno da praça principal e o calçamento de parte do acesso à Praia do Jeribucaçu.

A comunidade da Marambaia parabenizou a Prefeitura pela iniciativa das obras, que vai melhorar a qualidade de vida da população. Os moradores também fizeram questão de ressaltar que a pavimentação vai valorizar cada vez mais os imóveis do bairro. “Nós que moramos aqui na Marambaia sabemos o quanto essa pavimentação e drenagem significam para nós e o quanto estamos gratos e satisfeitos com mais esta importante obra no nosso bairro”, complementaram os moradores.