Referência no atendimento de urgência pediátrica, UPA de Ilhéus já atendeu 3 mil crianças


Em funcionamento há seis meses, a UPA da Esperança ampliou o atendimento na rede de atenção às urgências e emergências de Ilhéus. Além de fortalecer o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde (Sesau), a unidade reforça os serviços ofertados na região.

Inaugurada no mês de junho deste ano pelo governador Rui Costa, a UPA é responsável por reorganizar o fluxo na rede própria, tendo atendido até o mês de novembro 3.180 crianças na ala pediátrica, conforme balanço da instituição. A Sesau destaca a importância do equipamento de saúde e reitera que a população pode buscar assistência para o público infantil na unidade.

“A UPA é referência para casos de urgência e emergência, com médicos 24 horas, leitos de retaguarda e assistência infantil e ao paciente adulto. A unidade é fruto do empenho do prefeito Mário Alexandre e do governador Rui, que compreendem a necessidade de ampliar e garantir atendimento digno e de qualidade ao nosso povo”, frisou André Cezário, titular da Sesau.

O secretário lembrou que o trabalho tem como objetivo evitar, quando possível, encaminhar pacientes para outros serviços, com exceção de casos específicos. A UPA passou a absorver as demandas de urgência e emergência da rede, somando-se a outras duas portas de entrada do SUS, o PA da Zona Sul e a COCI.

Classificação de risco – O método de classificação de risco da UPA conta com as cores vermelha, laranja, amarela, verde e azul, utilizadas para orientar a prioridade do atendimento.

O vermelho indica emergência, caso gravíssimo, com necessidade de atendimento imediato e risco de morte. A cor laranja é para casos muito urgentes, graves, com risco significativo de evoluir para morte e que exigem atendimento urgente.

O amarelo é para casos de gravidade moderada, com necessidade de atendimento médico, mas sem risco imediato de morte. Já a cor verde é para os casos pouco urgentes, visto que o atendimento pode ser encaminhado, preferencialmente, às unidades básicas de saúde.

A cor azul na classificação de risco é indicativa para casos não urgentes, com orientação para atendimento na unidade de saúde mais próxima da residência do paciente. Nesta classificação incluem-se queixas crônicas, resfriados, contusões, escoriações, dor de garganta, ferimentos que não requerem fechamento, entre outros.

Informações da Ascom da Prefeitura de Ilhéus. 

BAMIN encerra 2022 com foco no avanço das obras da FIOL e do Porto Sul na Bahia


Imagem do canteiro de obras do Posto Sul em Ilhéus.

A BAMIN, empresa que está à frente de um dos maiores projetos de infraestrutura em andamento no país, encerra 2022 celebrando os avanços alcançados ao longo do ano e que levam a companhia a uma nova e crucial etapa de construção dos seus empreendimentos. Em 2023, o projeto de solução logística integrada da BAMIN terá o ritmo acelerado, com o início das obras no Trecho 1 da Ferrovia Oeste Leste (FIOL) e o avanço na construção do Porto Sul.

A injeção de investimentos da BAMIN nos projetos é da ordem de R$ 20 bilhões, recurso que inclui também a operação da Mina Pedra de Ferro, já em atividade na cidade baiana de Caetité, com previsão de chegar a 26 milhões de toneladas anuais de minério de ferro em 2026, quando FIOL e Porto Sul entrarem em operação. Com 537 quilômetros de extensão, o Trecho 1 da FIOL ligará Caetité à costa de Ilhéus, onde está sendo construído o terminal marítimo Porto Sul.

Os equipamentos interligados compõem um projeto estruturante completo de transporte e exportação de cargas, com potencial para alavancar não somente o setor de mineração na Bahia, como também o agronegócio, oferecendo uma alternativa eficiente de escoamento de grãos e da produção mineral de outras empresas sediadas no estado. Será também uma rota facilitadora para a importação de fertilizantes e insumos. Todos os benefícios são voltados para o desenvolvimento socioeconômico do estado e estão associados a um projeto robusto, com gestão de excelência executada pela BAMIN, priorizando a sustentabilidade e segurança das comunidades que estão à sua volta.

“O corredor logístico de integração e de exportação é de extrema importância para a mineração e também para o agronegócio, além de outras cadeias produtivas. Com a Mina Pedra de Ferro, a FIOL e o Porto Sul, a BAMIN contribui, efetivamente, para impulsionar um novo ciclo de crescimento e de desenvolvimento sustentável para a Bahia e para o Brasil”, destaca Eduardo Ledsham, CEO da companhia.

Durante as obras, o compromisso da BAMIN é promover a contratação de, no mínimo, 60% de mão de obra local, promovendo a circulação de renda para os negócios e comunidades da região. Com o início da operação dos projetos integrados em 2026, o estado da Bahia ocupará uma nova e importante dimensão na economia nacional, com a geração de riquezas e elevação da qualidade de vida de sua população, criando oportunidades e potencializando os resultados de fornecedores regionais.

Nota de pesar pelo falecimento da médica pediatra Eliana Vita


O prefeito Mário Alexandre manifesta profundo pesar pelo falecimento da médica pediatra Eliana Conceição Di Girolamo Vita da Silva, ocorrido nesta segunda-feira (19), em decorrência de um câncer. Dedicada à profissão e sempre disposta a servir, ela deixa um grande legado pelo trabalho desenvolvido na área da saúde e pelos ensinamentos diários de respeito e amor ao próximo.

Eliana Vita estava casada com o angiologista Eduardo José Vita e tinha três filhos: Lucas, Bruno e Tiago, este último proprietário do Hospital de Olhos.

“Eliana era uma pessoa muito querida por todos. Ela foi uma verdadeira guerreira e lutou até o fim contra essa terrível doença. Minha colega de profissão, mas acima de tudo uma amiga que lembrarei sempre com grande carinho. Nos unimos à família e aos amigos, externando a nossa solidariedade e os votos de força para que todos possam ser confortados na fé. Descanse em paz, pois sua missão foi cumprida”, disse o gestor.

Ainda não há informações sobre o velório e o sepultamento.

MP lança edital de concurso público de servidores com vagas para nível médio e superior


Foto ilustrativa.

O Ministério Público estadual lançou hoje, dia 19, o edital para o VI concurso público de servidores para formação de cadastro reserva para os cargos de assistente técnico-administrativo e 13 vagas para o cargo de analista técnico de nível superior. As inscrições podem ser feitas a partir das 16h da próxima sexta-feira, dia 23, até as 16h do dia 6 de fevereiro, por meio do endereço eletrônico www.institutoconsulplan.org.br.

Pela primeira vez, o candidato poderá fazer a opção para qual região do interior do estado irá concorrer. Além da capital, há mais seis regiões que poderão ser conferidas no edital. A lotação do candidato aprovado e convocado obedecerá a opção escolhida no ato de inscrição quanto à região de concorrência, podendo ser lotado em quaisquer dos municípios abrangidos pela respectiva região. Nos cargos de nível superior, há vagas para os cursos de Pedagogia; Psicologia; Serviço Social; Análise de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia da Computação ou Sistemas de Informação; Publicidade e Propaganda; Estatística; Engenharia Civil; Arquitetura; Engenharia Sanitária, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal ou Ciências Biológicas; e Ciências Contábéis. As provas estão previstas para serem aplicadas no dia 5 de março. O concurso terá prazo de validade de 18 meses, contados a partir da data de homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do MP.

Confira aqui o edital do concurso.

Prefeitura de Itacaré abre processo seletivo para Orientador de Trânsito


A Prefeitura de Itacaré está com inscrições abertas para um processo seletivo que visa o suprimento de pessoal em REGIME DE CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO para o atendimento de serviços no âmbito da área de atuação na SECRETARIA MUNICIPAL DE TRANSPORTE TRÂNSITO, cujo quadro de pessoal se encontra insuficiente para atendimento da demanda imediata.

O edital foi publicado nesta segunda-feira (19). As vagas são para ORIENTADOR DE TRÂNSITO. Os interessados devem ter concluído o Ensino Fundamental. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas presencialmente na Secretaria de Transporte Público e Trânsito, que se localiza na Praça da Feira, S/N, Centro, Itacaré-Ba; até o dia 22 de dezembro.

Os interessados nas vagas deverão comparecer munidos dos seguintes documentos: Via Original de Currículo datado e assinado; original e 01(uma) Cópia de CIC/CPF (exceto se a informação correspondente constar em outro documento de identificação apresentado pelo candidato, conforme item 2.2.1); original e 01 (uma) Cópia de Documento de Identidade de reconhecimento nacional (RG,CNH, etc.), que contenha fotografia, em vigência, com no máximo 10 (dez) anos de expedição e em bom estado de conservação; e original e 02 (duas) cópias de Documento Oficial Comprobatório de Escolaridade completa.

Serão 20 vagas, sendo 19 para ampla concorrência e 01 destinada para pessoa com deficiência, com carga horária de 40h semanal. Os contratos são para 06 meses, podendo ser prorrogado por igual período, caso seja necessário. O salário é de R$ 1500,00.

Para mais informações acesse o edital no link https://sai.io.org.br/ba/itacare/Site/DiarioOficial

Prefeitura de Maraú passa a cobrar tarifa de visitação para turistas


Imagem do Barra Grande 24 horas.

A Prefeitura de Maraú, cidade do baixo sul da Bahia, instituiu a Tarifa para a Manutenção (TAMMAR) e inicia a operação a partir de terça-feira (20) para visitantes. Segundo a gestão municipal, os recursos serão investidos na preservação e manutenção das vias públicas, praças e jardins e na divulgação do destino para atração de mais turistas.

Maraú abriga destinos e praias paradisíacas como a Ponta do Mutá, local conhecido por ter o pôr do sol mais lindo da região.

A TAMMAR será cobrada a todas as pessoas que não moram no município e que usam do patrimônio público de uso especial da península em caráter turístico. O valor será de R$ 20.

“Existem centenas de municípios que fazem cobranças similares voltadas à sustentabilidade dos destinos turísticos por conta da deficiência orçamentária. Cairu, por exemplo, comprovou que com a experiência tarifária fica garantida a manutenção do patrimônio público de uso especial e preservação do meio ambiente por meio da cobrança da TUPA no portal de entrada de Morro de São Paulo”, disse o secretário de turismo e lazer de Maraú, Leco Levita.

Inicialmente a operação será realizada na Central de Atendimento ao Turista para quem chegar pelo terminal hidroviário; após, será iniciada a cobrança na via terrestre, também para veículos. Sendo que será realizado um período de cadastro para veículos isentos.

Segundo a prefeitura, para agilizar e trazer maior comodidade, também será possível o turista adquirir o voucher por meio de site turístico criado para dinamizar informações sobre o destino, bem como trazer a transparência da arrecadação e investimentos realizados com valores obtidos.

Expediente bancário tem alterações neste final de ano


Fila para entrada em agência da Caixa, em Brasília.

As festas de final de ano alteram o funcionamento dos bancos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), informa que o dia 23 de dezembro, sexta-feira, as agências bancárias terão expediente normal tanto para atendimento ao público quanto para a realização de todas as operações bancárias solicitadas pelos clientes. No dia 30 de dezembro (sexta-feira), não haverá expediente bancário e as agências não abrem para atendimento ao público.

Conforme previsto em Resolução do Conselho Monetário Nacional de 2020, não são considerados dias úteis para fins de operação bancária sábados, domingos e feriados de âmbito nacional e as agências bancárias não funcionam em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou federais.

Dessa forma, os bancos não funcionarão nos dias 24 e 25 de dezembro (Natal) e nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro (Confraternização Universal). No dia 2 de janeiro (segunda-feira), os bancos voltam ao expediente normal de atendimento ao público.

Durante os feriados, a população poderá utilizar os meios eletrônicos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras.

De acordo com a Febraban, os carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone, etc.) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

Os clientes também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).

Graer completa 16 anos com solenidade na Alba


A Polícia Militar da Bahia realiza, nesta segunda-feira (19), às 10h, no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), uma solenidade para marcar o 16º aniversário do Grupamento Aéreo (Graer) da corporação, quando haverá entrega de condecorações.

O evento contou com as presenças do comandante-geral da PMBA, coronel Paulo Coutinho, do comandante do Graer, tenente coronel Wolney, oficiais e praças da instituição.

Ao todo, serão 249 homenageados, sendo que 208 receberão a Medalha da Aviação Policial Militar, instituída por decreto do governador do estado, e 41 serão agraciados com a Moeda da Aviação Policial Militar, conhecida como Challenge Coin. Ainda na programação, será entregue o Cachecol de Voo a três oficiais que ascenderam e passaram a ser comandantes de helicóptero.

A entrega de moedas militares é uma tradição que tem origem na Roma Antiga e os soldados considerados merecedores recebiam as moedas como recompensa pelo desempenho. Essa simbologia foi adotada pelo Graer como forma de agraciar e reconhecer aqueles que fazem parte dessa história. Já a Medalha da Aviação Policial Militar foi instituída em alusão ao aniversário do Graer e é concedida àqueles que prestaram relevantes serviços de fomento à aviação da Polícia Militar do Estado da Bahia. O Cachecol de Voo é entregue após o piloto policial militar ser submetido a treinamentos técnicos de proficiência de voo, liderança e gerenciamento de riscos.

Bahia: Dois suplentes assumem cargo de deputado federal em 2023


Josias Gomes não foi reeleito a câmara federal, ficando na primeira suplência. 

O deputado federal, Josias Gomes (PT), não conseguiu se reeleger, ficando na primeira suplência, mas ocupará a vaga em 2023.

Nesta segunda-feira (19), o governador eleito, Jerônimo Rodrigues, anunciou o deputado federal reeleito, Afonso Florence (PT), na secretaria da casa Civil. Assim, Josias Gomes possivelmente voltará para o congresso nacional.

Outro deputado federal que não foi reeleito, Charles Fernandes (PSD), também deve retornar ao congresso. Com a nomeação do deputado federal Sérgio Brito (PSD) para secretaria de Infraestrutura, Charles assume o mandato em janeiro de 2023.

 

 

 

 

Jerônimo divulga lista de 11 secretários do governo; veja nomes


A titularidade de dez secretarias de Estado e da Chefia de Gabinete do Governador está definida. Na tarde desta segunda-feira (19), o governador diplomado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou os nomes que vão assumir as secretarias da Educação (SEC), Saúde (Sesab), Fazenda (Sefaz), Relações Institucionais (Serin), Justiça e Diretos Humanos (SJDH), Turismo (Setur), Infraestrutura (Seinfra), Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) e Agricultura (Seagri), além da Casa Civil e da Chefia de Gabinete.

Permanecem nos seus respectivos cargos os secretários da Fazenda, Manoel Vitório, das Relações Institucionais, Luiz Caetano, e do Turismo, Maurício Bacelar. Os oito nomes novos são: Adolpho Loyola, na Chefia de Gabinete; Afonso Florence, na Casa Civil; Roberta Santana, na Saúde; Felipe Freitas, na Justiça e Diretos Humanos; Sérgio Brito, na Infraestrutura; Tum, na Agricultura; Fabya Reis, na Assistência e Desenvolvimento Social; e Adélia Pinheiro, na Educação.

Adélia Pinheiro, na Secretaria de Educação.

Ao lado de Geraldo Júnior, vice-governador diplomado, Jerônimo agradeceu a parceria dos partidos da base aliada e afirmou que “hoje estamos fazendo uma entrega importante à sociedade baiana com o anúncio destes nomes. Nós tratamos isso com muito cuidado e não tem decisão individual que não tenha sido compartilhada. Agradeço também à Comissão de Transição por todo trabalho. O desenho feito até aqui nos ajudou nessa definição”, completou. O anúncio dos 15 cargos ainda pendentes será feito brevemente pelo governador diplomado.

Após a reforma administrativa, já aprovada pela Assembleia Legislativa, o Governo do Estado passou a contar com 25 secretarias. Jerônimo aproveitou também a oportunidade para agradecer ao legislativo estadual pela aceitação do texto na ALBA. “Agradeço aos deputados estaduais e partidos pela aprovação da reforma administrativa, que foi adequada junto com o governador Rui Costa. Agradeço, inclusive, à oposição na Assembleia Legislativa, que ajudou bastante também nessa aprovação”.