A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal da Educação, a cada dia tem buscado criar um ambiente acolhedor nas 91 unidades de ensino da Rede Municipal de Ensino, estimulando uma visão de respeito à diversidade, autonomia e inclusão dos alunos que necessitam de atendimento educacional especializado. . Atualmente, são 70 escolas na zona urbana e 21 no campo.
Por isso, são atendidos 1.863 alunos com algum tipo de deficiência ou transtorno, sendo desses, 1.373 com laudo médico, enquanto 490 sem laudo, ou seja, estão em processo de suspeição. Entre os atendidos, 363 apresentam diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), 479 com deficiência intelectual e 163 com múltiplas deficiências.
A diretora do Departamento de Educação Básica da Secretaria Municipal da Educação, professora Elioenai Farias, ressaltou que a Prefeitura de Itabuna tem incessantemente ampliado os serviços e a inclusão desses alunos na Rede Municipal de Ensino. Mas, ela ressaltou que o foco do trabalho é voltado para a área educacional e não ao atendimento clínico/saúde.
“Para essa inclusão acontecer de maneira eficiente, contamos com 46 salas multifuncionais, sendo 40 na zona urbana e seis no campo, o Centro Psicopedagógico da Educação Inclusiva (CEPEI), com professores em processo de capacitação constante e profissionais com formações especializadas, além de monitores para o trabalho de apoio aos alunos em sala de aula”, informou Elioenai Farias.
É importante lembrar que as salas de recursos multifuncionais (SEM) funcionam no ambiente escolar com a finalidade de disponibilizar material pedagógico e de tecnologia assistida de forma direcionada para esses alunos, com o apoio de professores formados em Pedagogia e pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado (AEE).
O CEPEI, também criado com o objetivo de fortalecer a política de inclusão educacional, amplia o leque de atendimento com Salas de Psicologia e Fonoaudiologia para atender, em sua maioria, alunos com deficiências como: visual, intelectual, auditiva, transtorno do espectro autista (TEA) e dificuldades/distúrbios de aprendizagem.
A coordenadora Técnica Pedagógica da Educação Especial Inclusiva, professora Lindiana Gomes, lembrou que praticamente em todas as escolas do município tem alunos autistas, por exemplo.
E, para atender esses alunos e garantir seus direitos, a Prefeitura de Itabuna contratou 411 monitores para o trabalho de apoio escolar. “A perspectiva é de ampliar ainda mais esse número, porque a demanda também é crescente”, frisou.
Para finalizar, a professora Elioenai Farias informou que, além dos dois processos seletivos para monitores realizados via CIEE, empresa licitada para esta finalidade, neste mês de outubro, a Prefeitura de Itabuna realizou um Chamamento Interno para servidores efetivos de cargos extintos, que tenham interesse em atuar nos cargos de Profissional de Apoio Escolar e auxiliar de Desenvolvimento Infantil, da Secretaria Municipal da Educação.
“Tivemos mais de 50 servidores interessados. Agora, a Comissão vai avaliar a documentação e o perfil dessas pessoas, saber se reúnem as condições para este tipo de atendimento. É frisar lembrar que também passarão por um processo de formação especializada antes de seguiam para as salas de aula. Trata-se de uma nova perspectiva de ampliar o número de alunos atendidos”, encerrou.