Deputado da federação PT, PV e PC do B declara apoio a Bento Lima


Bento, Bacelar e Mário Alexandre. Foto divulgação.

No início destaque semana, o pré-candidato a prefeito pelo PSD, Bento Lima, recebeu um importante apoio do deputado federal do PV, João Carlos Bacelar. O PV faz parte da federação junto com o PT e PC do B, que tem a pré-candidata Adélia Pinheiro em Ilhéus.

O apoio de Bacelar a Bento gerou debates nas redes sociais entre os militantes do PV e do PSD. Bento agradeceu o apoio nas redes sociais, destacando a importância da presença de Bacelar em seu projeto.

“É com grande honra e alegria que recebemos o apoio do deputado Bacelar ao nosso projeto. A sua presença é fundamental para continuarmos trabalhando e lutando por Ilhéus”, disse Bento.

Lideranças do União Brasil, PDT e PL dialogam sobre o futuro de Ilhéus


Nesta terça-feira (14), os presidentes dos partidos União Brasil – Ilhéus, Valderico Júnior, PDT-Ilhéus, Humberto Arrais, e PL-Ilhéus, Thiago Martins, tiveram um importante diálogo sobre o futuro da cidade. A reunião também contou com a presença do presidente do PDT de Itabuna, Fernando Netto.

As lideranças conversaram sobre a responsabilidade de pensar os próximos rumos da cidade, tendo em vista as eleições municipais que se aproximam. Diante de um momento determinante para Ilhéus, os líderes compreenderam a importância de estar mais próximos.

“Uma grande oportunidade poder dialogar com amigos que pensam o melhor para o nosso município. Temos pautas em comum e ao alinhar nossas ideias, fortalecemos a mudança que Ilhéus precisa. É hora de renovação!”, disse Valderico Júnior, pré-candidato a prefeito pelo UB.

Na reunião, o assunto em destaque foi a necessidade de renovar a política no município. Os últimos governos foram um atraso para Ilhéus, com falta de responsabilidade e insistência na velha forma de se governar. O compromisso do União Brasil, do PDT e do PL com a cidade é estabelecer um formato novo de política, que vai proporcionar o futuro próspero que Ilhéus merece.

“A população tá cansada do descaso e do jogo político que só impede o crescimento da cidade. Tá na hora de mudar! Dias melhores estão por vir”, finaliza Valderico.

Bebeto lança pré-candidatura a prefeito de Ilhéus nesta sexta (17); evento vai reunir lideranças e apoiadores no Centro de Convenções


O PSB lança nesta sexta-feira, 17 de maio, a pré-candidatura de Bebeto a prefeito de Ilhéus. O ato acontece no Centro de Convenções, às 18h, e vai reunir lideranças e aliados políticos de peso. Durante o evento, o partido também apresentará os pré-candidatos a vereador.

Com experiência acumulada em mais de 30 anos de vida pública, realizações e serviços prestados à população, Bebeto foi vereador em Ilhéus, tendo exercido também mandato de deputado federal. Atualmente ocupa o cargo de vice-prefeito da cidade, além de suplente de senador pela Bahia.

Essa trajetória lhe credencia para liderar o projeto de cidade, apoiado na capacidade de diálogo e inovação.

“Um momento de unir forças por nossa cidade. Nos colocamos à disposição dos ilheenses, porque compreendemos a importância de construir uma gestão que de fato beneficie a nossa gente e que seja capaz de propor um plano de desenvolvimento econômico e social, a partir das potencialidades e das imensas riquezas naturais, humanas e culturais da nossa cidade. De forma planejada, iremos implantar políticas públicas para superar as desigualdades sociais existentes”, declara Bebeto.

O pré-candidato a prefeito pelo PSB reitera que está preparado para o desafio de comandar o município, com disposição para enfrentar as adversidades e, acima de tudo, garantir qualidade de vida ao povo.

Super Blogs recebe José Maria de Almeida nesta quinta-feira (16); programa vai homenagear o ex-presidente do Colo Colo de Ilhéus, campeão baiano em 2006


Nesta quinta-feira (16), o Super Blogs que vai ao ar às 19h, inicia seus trabalhos com a tradicional análise sobre a política de Ilhéus e da região sul da Bahia, em seguida a bancada do programa vai receber José Maria de Almeida, ex-presidente do Colo Colo de Futebol e Regatas de Ilhéus.

O convidado para participar do episódio, número 45, comandou a presidência do clube ilheense em 2006, ano em que a equipe de futebol conquistou a taça de campeão baiano da 1ª Divisão. José Maria, também foi presidente do Colo Colo, em 1999, quando o “Tigre” sagrou-se campeão da 2ª Divisão do “Baianão”.

Foram muitos anos de dedicação ao clube ilheense. Por esse e outros motivos, no episódio desta semana, o Super Blogs vai conversar com José Maria de Almeida e prestará uma devida homenagem a esta personalidade que entrou para história do esporte na cidade de Ilhéus.

Você quer participar desse bate-papo? Não perca o episódio #045. Acesse o link abaixo e ative o sininho. Participe desse diálogo.

Augustão cobra do Estado informações sobre anel viário e requalificação das zonas norte e sul


O vereador Augustão protocolou na Secretaria de Infraestrutura do Governo da Bahia, em Salvador, um ofício cobrando mais uma vez do Estado informações sobre a construção do anel viário ligando a zona norte de Ilhéus, no bairro do Iguape, à rodovia Ilhéus-Itabuna, nas imediações do Banco da Vitória. A proposta foi apresentada pelo vereador ao Governo do Estado e já estava em fase de estudos para viabilizar a construção. O objetivo, segundo o parlamentar, é desviar o tráfego pesado de cargas e melhorar o trânsito na área urbana da zona norte.

Augustão também solicitou à Seinfra informações sobre as obras de requalificação das zonas norte e sul que estão sendo realizadas pelo Governo do Estado. De acordo com o vereador, as obras têm se arrastado por vários meses, não foram terminadas e a demora na conclusão dos serviços tem provocado diversos transtornos para os moradores e comerciantes desses locais. A solicitação do vereador é que o Estado não somente conclua as obras nesses locais, tendo em vista a importância desses serviços, como também explique para a população os motivos para o atraso.

Outra solicitação importante feita pelo vereador foi a obra de recapeamento da área do distrito industrial de Ilhéus, tendo em vista que o local está no mais completo abandono, com asfalto deteriorado, buracos em toda a pista, ondulações e desníveis, causando acidentes e dificuldades de acessos dos caminhões, colaboradores e prestadores de serviços que trabalham no local. Tudo isso sem contar com o matagal, a falta de iluminação e de segurança do Distrito Industrial.

“Trata-se de uma importante área de desenvolvimento e geração de emprego e renda para a cidade, mas que atualmente foi abandonada. Precisamos ter um olhar diferenciado para o nosso Distrito Industrial”, cobrou Augustão.

Homem é preso com armas e drogas na rodovia BA-001, no trecho entre Ilhéus e Serra Grande


Na manhã de terça-feira (14), uma equipe da 70ª Companhia Independente de Polícia Militar, formada pelo Sargento Moisés, Soldado Everaldo Brandão e Soldado Bezerra, realizava patrulhamento na região de Mamoãn, quando avistaram uma motocicleta em fuga que adentrou um ramal em Serra Grande. Outros suspeitos foram vistos fugindo a pé pela mata.

Os policiais desembarcaram e iniciaram as buscas, conseguindo capturar um indivíduo portando uma pistola Turka calibre 9mm, um revólver calibre 38, drogas e munições.

Todo o material apreendido, juntamente com o suspeito identificado como Palmiere, foi apresentado às autoridades competentes.

Ofensa racial gera indenização para operador de caixa em Ilhéus: “só podia ser coisa de preto”


 

Ao chegar no local de trabalho utilizando brinco, um operador de caixa da DMA Distribuidora, em Ilhéus, ouviu da sua superiora hierárquica que “só podia ser coisa de preto”. A empresa foi condenada pela 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5) a pagar uma indenização, por danos morais, no valor de R$ 40mil, em decorrência desse incidente. A decisão reformou a sentença de 1ª grau e dela ainda cabe recurso.

O empregado também alega que era exposto de maneira constrangedora a clientes e colegas de trabalho. De acordo com ele, após ajudar na arrumação do depósito, retornava para o caixa todo suado, com a farda suja e até rasgada, solicitava uniformes novos, porém não recebia. Por sua vez, a empresa nega os fatos e afirma que compreende a seriedade das questões relacionadas a discriminação racial e condena veementemente qualquer forma de preconceito.

Para a Justiça, a empresa negou os fatos e afirmou que “compreende a seriedade das questões relacionadas a discriminação racial e condena veementemente qualquer forma de preconceito”.

Na decisão, o relator do acórdão, desembargador Edilton Meireles, enfatizou que a testemunha apresentada pelo trabalhador se expressou de maneira segura e convincente, ao afirmar que presenciou o momento em que a chefa falou a frase.

A testemunha confirmou que a supervisora disse as palavras “não pode usar brinco” e que isso seria “coisa de preto”.

O desembargador explicou que, no caso de ofensa moral, não é necessário provar o dano em si, pois ele é presumido a partir da própria ofensa. O magistrado definiu danos morais como prejuízos à qualidade de vida e bem-estar da pessoa, resultantes de várias situações que violam direitos.

Dia Nacional de Luta e Denúncia contra o Racismo

No dia 13 de maio de 2024, a Lei Áurea completa 136 anos desde a sua assinatura pela então regente do Império do Brasil, a princesa Isabel. O ato, que por muitos anos foi festejado como o fim da escravização, é hoje visto como encerramento formal do marco jurídico da opressão e violência imposta a pessoas negras, sem uma concomitante política de integração que pudesse reparar as desigualdades socioeconômicas ainda presentes na sociedade brasileira.

A data, no entanto, merece ser lembrada como uma vitória do movimento abolicionista e como uma oportunidade de reflexão acerca da realidade da população de negros e pardos, que hoje representam 56% dos brasileiros. Em razão disso, o dia 13 de maio tem sido ressignificado como o Dia Nacional de Combate e Denúncia contra o Racismo.

Podemos indica o novo secretário do interior na prefeitura de Ilhéus


Presidente municipal, Dalmê Ramos, Deputado Bacelar, Robertão, deputada federal e presidenta Renata Abreu, e novo secretário do Interior, Jonilson Gama.

O Podemos reforça sua presença na prefeitura de Ilhéus com a nomeação de Jonilson Gama Alves como secretário municipal do interior.

A indicação foi publicada no diário oficial da última sexta-feira, resultado de uma articulação entre o partido e o governo, liderada pelo presidente da sigla em Ilhéus, Dalmê Ramos.

Vale destacar que o Podemos também declarou apoio ao pré-candidato a prefeito pelo PSD, Bento Lima.

Submetralhadora artesanal é apreendida em Itabuna



Uma submetralhadora artesanal, um carregador alongado, doze cartuchos calibre 380, porções de cocaína e dois celulares foram apreendidos em um matagal no bairro Sarinha, na segunda-feira (13), por policiais da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Itabuna.

O flagrante ocorreu durante diligências para investigar envolvidos com o tráfico de drogas na região. Um homem foi conduzido à unidade especializada, onde informou que a arma apreendida pertence a um grupo criminoso com atuação naquele bairro.

O material foi encaminhado à perícia e a submetralhadora será submetida ao Ibis (Sistema de Identificação Balística), para verificar se foi usada em algum crime contra a vida praticado em Itabuna

Ilhéus: Comissão da Câmara de Direitos Humanos divulga agenda do Maio Laranja


Vereador Gurita.

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Ilhéus, liderada pelo vereador Gurita, juntamente com toda a rede de proteção de combate ao abuso de crianças e adolescentes lançam a programação do Maio Laranja.

O evento terá início nesta quarta -feira,14 de maio, e se estenderá até 17 de maio, promete trazer discussões importantes e ações diretas, visando mobilizar a sociedade ilheense para combater a violação dos direitos infantojuvenis.

Programação Maio Laranja

14/05 – Adesivaço Cras Olivença (manhã) / Cras Sul (tarde)

15/05 – Adesivaço Cras Salobrinho (manhã) / Cras Oeste (tarde)

16/05 – Fórum: Organização da Rede de Proteção e seu funcionamento

17/05 – Caminhada contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (concentração na Praça do Estádio Mário Pessoa)

O que é o Maio Laranja?

É importante destacar o mês de maio, que é nacionalmente conhecido como Maio Laranja, período de enfrentamento e prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. Especificamente, 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data tem por objetivo mobilizar a sociedade brasileira para combater a violação dos direitos infantojuvenis.

A criação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituída pela Lei nº 9.970 em 17 de maio de 2000. A data é dedicada à memória de Araceli Cabrera Sánchez Crespo, uma menina de 8 anos que, em 18 de maio de 1973, no estado do Espírito Santo, foi sequestrada, vítima de diversas formas de violência e, posteriormente, morta por seus sequestradores. Seu corpo foi encontrado seis dias depois, e os responsáveis pelo crime não foram punidos até os dias atuais.