Comissão de acompanhamento aponta avanço físico na construção da nova ponte


Além do vice-prefeito, participaram da reunião, representantes da SIT/Seinfra, Rui Brandão e Ana Maria Lima; engenheiros e técnicos da OAS; Uesc, Associação Comercial de Ilhéus e imprensa local.

A comissão de acompanhamento da obra da nova ponte de Ilhéus, a primeira estaiada da Bahia reuniu-se mais uma vez, na tarde de terça-feira (28), no Centro Administrativo, para avaliar o avanço da construção, conclusão da concretagem das laterais, finalização da terraplanagem do sistema viário norte e sul, construção de escada e rampa de acesso. Segundo os engenheiros da OAS, a empresa prevê o início da pavimentação para agosto.

Durante o nono encontro, foram tratadas as renovações das licenças ambientais, a exemplo da licença do Enrocamento na área do São Domingos, localidade situada à zona norte de Ilhéus. Além disso, os membros avalizaram o andamento dos processos na Secretaria de Infraestrutura, Serviços Públicos e Transportes (Seinfra), através da Superintendência de Infraestrutura de Transportes da Bahia (SIT).

Na ocasião, a pesquisadora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), professora doutora em Zoologia, Erminda Couto, apresentou implantação da metodologia que será desenvolvida no estudo de monitoração da Qualidade da Água e Biota Bentônica na área de influência da construção do equipamento, com objetivos de classificar a massa d’água no entorno da nova ponte.

O vice-prefeito de Ilhéus e membro da comissão, José Nazal Soub, lembrou que no início de maio, a empresa colocou os dois primeiros vãos com o estai, e prevê a colocação de mais dois até o final do mês. “Houve avanço no projeto de qualidade das águas com impacto da ponte, realizado pela Uesc. Contudo, ainda falta apresentar o projeto de reutilização das pedras usadas na obra, e também o projeto de urbanização do entorno viário do setor sul”.

Além do vice-prefeito, participaram da reunião, representantes da SIT/Seinfra, Rui Brandão e Ana Maria Lima; engenheiros e técnicos da OAS; Uesc, Associação Comercial de Ilhéus e imprensa local.