Prefeitura de Itacaré realiza pesquisa do perfil, demanda e satisfação turística


Foto divulgação.

A Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Turismo, iniciou no último dia 15 uma pesquisa de perfil da demanda turística e satisfação do turista que visita o município neste mês de janeiro. O objetivo da pesquisa é identificar o perfil socioeconômico e hábitos de consumo de turistas de Itacaré, bem como seu nível de satisfação sobre os serviços turísticos oferecidos.

O levantamento dos dados está sendo realizado na rodovia, rodoviária, pousadas e hotéis e junto aos visitantes, no momento de sua saída. A pesquisa pretende entrevista cerca de 300 turistas até o dia 25 de janeiro e tem como metodologia o método de amostragem probalístico aleatório simples. Os turistas que estiverem saindo da cidade serão selecionados aleatoriamente, sempre que estejam embarcando no terminal rodoviário ou estejam deixando os hotéis e pousadas, sendo abordados a cada cinco turistas. A pesquisa será feita durante dez dias ininterruptos, das 09 às 13 horas, por funcionários da Secretaria de Turismo de Itacaré.

Para o prefeito de Itacaré, António de Anízio, com a pesquisa será possível conhecer ainda mais o turista que visita Itacaré e suas motivações de viagens. “Significa contribuir para que a Prefeitura Municipal e a iniciativa privada avaliem como está sua oferta, a qualidade da prestação dos serviços demandados e, em decorrência das eventuais deficiências, poder requalificar os mais diversos segmentos, de maneira a garantir a fidelidade dos visitantes com relação à continuidade da procura pelo município e, consequentemente, a garantia da empregabilidade, do surgimento de novos empreendimentos e investimentos e contínuo crescimento econômico, social, político e cultural”, acrescentou o prefeito.

A Pesquisa pretende levantar informações sobre o perfil do turistas que visita Itacaré, o perfil de potenciais clientes, oportunidades para ofertar serviços e produtos turísticos, analisar a viabilidade e delinear estratégias para divulgação de Itacaré, avaliar o nível de satisfação dos turistas sobre serviços oferecidos pelo destino (públicos e privados), conhecer os hábitos dos turistas durante sua estadia em Itacaré. Objetiva ainda, considerando a viabilidade identificada, caracterizar condicionantes para que os produtos receptivos tenham sucesso em sua implementação/manutenção, bem como seus pontos fortes e fracos, estratégias de precificação, logística e demais fatores críticos de competitividade do destino e levantar expectativas e interesses em conhecer roteiros do turismo de experiência em Itacaré.

“A pesquisa significa sair do achismo para atuarmos com o maior profissionalismo, direcionando as ações conforme a opinião do turista que viveu sua experiência em Itacaré, com isso, iremos conhecer ainda mais o perfil do turista que nos visita e melhorarmos ainda mais a nossa competitividade no mercado” explicou Júlio Oliveira, secretário Municipal de Turismo.