O secretário do Planejamento do estado da Bahia, José Sérgio Gabrielli, participou na manhã desta terça-feira (26) de uma reunião da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa, sob a presidência dos deputados estaduais Herbert Barbosa (DEM) e Ângela Sousa (PSD), onde apresentou aos parlamentares o Projeto do Sistema Viário Oeste. A audiência contou com a participação de diversos deputados estaduais da base do governo e da oposição. O projeto do Sistema Viário Oeste inclui a Ponte Salvador-Itaparica, considerada como uma obra de grande importante para o desenvolvimento da Bahia.
De acordo com o secretário José Sérgio Gabrielli, a ponte é indutora de desenvolvimento econômico e social na capital e na ilha, o que vai possibilitar também o surgimento de um polo industrial e logístico. Ele adiantou que já no primeiro trimestre de 2014 será lançado o edital para a concessão da Ponte Salvador-Itaparica. O cronograma já foi estabelecido e inclui a publicação de estudos de engenharia e de impacto ambiental, bem como um plano de atração de indústrias.
Para a deputada Ângela Sousa, o Projeto do Sistema Viário Oeste é mais uma ação do Governo do Estado para promover o desenvolvimento econômico e social de toda daquela região, que hoje sofre com a falta de infraestrutura e investimentos, a exemplo dos municípios de Vera Cruz e Itaparica. “A ponte Salvador-Itaparica, assim como foi dito pelo secretário Sérgio Gabrielli, será um equipamento importante para toda a Bahia, por isso acreditamos que esse projeto será capaz de corrigir anos e anos de abandono e descaso com a população”, complementou a deputada.
A concessão do Sistema Viário Oeste deverá compreender a construção, operação, exploração e manutenção de ponte rodoviária ligando Salvador à Ilha de Itaparica; a duplicação, operação, exploração e manutenção da Ponte do Funil, entre os municípios de Vera Cruz e Nazaré; a duplicação, operação, exploração e manutenção da BA 001 no trecho entre a cabeceira da nova ponte, na Ilha de Itaparica, e a cidade de Nazaré; e a duplicação, operação, exploração e manutenção da BA 046, no trecho entre Nazaré e Santo Antonio de Jesus (entroncamento com a BR-101).
Deixe seu comentário