Vice-presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo e membro titular da Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste-Leste da Assembleia Legislativa da Bahia, a deputada estadual Ângela Sousa (PSD) participou na manhã desta segunda-feira (24), na União das Prefeituras da Bahia (UPB), em Salvador, do lançamento do Seminário “Fiol: a Bahia quer, o Brasil precisa”, que será realizado no dia 26 de abril, no município de Barreiras. O seminário tem o objetivo de destravar e acelerar a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste.
Durante a solenidade de lançamento do evento, a deputada Ângela Sousa informou que a Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, presidida pela deputada Ivana Bastos (PSD), confirmou a data de 10 de abril para a visita das entidades que organizam o seminário sobre a ferrovia, em Barreiras, para que apresente os detalhes do evento ao colegiado. De acordo com Ângela Sousa, também foi decidido pela comissão que no dia 19 de abril será realizada uma visita ao Lote 1, em Ilhéus, com as novas empresas contratadas para realização da obra e também com a presença da comunidade, com a proposta de debater a retomada do trabalho neste trecho. Ela explicou que, em contato com o superintendente da Valec, na Bahia, Alderney Fausto, foi informada que o Lote 1, com sede em Ilhéus, já teve o cancelamento do contrato com o consócio que estava realizando a obra e que, nos próximos dias, um novo consórcio assumirá o lote, provavelmente o grupo Queiroz Galvão e Camargo Correa.
Participaram também da solenidade de lançamento do seminário “Fiol: a Bahia quer, o Brasil precisa”, a presidente da UPB e prefeita do município de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, os prefeitos de Ilhéus e de Luis Eduardo Magalhães, Jabes Ribeiro e Humberto Santa Cruz, os deputados federais Geraldo Simões e Walmir Assunção, os deputados estaduais Maria Del Carmem (PT), Augusto Castro (PSDB), Cacá Leão (PP), Herbert Barbosa (DEM) e Ivana Bastos (PSD), o secretário da Casa Civil, Rui Costa, além de representantes de diversas entidades e municípios baianos.
Na avaliação da deputada Ângela Sousa, o seminário é considerado fundamental para alavancar as obras da Fiol e vai contar com as presenças dos ministros Paulo Sérgio Passos, dos Transportes; José Leônidas Menezes Cristino, dos Portos; Aguinaldo Ribeiro, das Cidades; do ministro Augusto Nardes, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU); do ministro Aroldo Cedraz, vice-presidente do TCU; de Josias Sampaio Cavalcante Junior, presidente da Valec, empresa responsável pelas obras da Fiol; Elmo Vaz, presidente da Codevasf, e de Volney Zanardi Junior, presidente do Ibama. A coordenação do evento é do deputado federal João Leão e do senador Walter Pinheiro.
A Ferrovia de Integração Oeste-Leste dinamizará o escoamento da produção da Bahia e servirá de ligação dessa região com outros polos do país, por intermédio de conexão com a Ferrovia Norte-Sul. Incluída entre as prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Ferrovia de Integração Oeste-Leste terá 1.527 km de extensão e envolverá investimentos estimados em R$ 7,43 bilhões até 2014. A Fiol ligará as cidades de Ilhéus, Caetité e Barreiras – no estado da Bahia – a Figueirópolis, no estado do Tocantins, formando um corredor de transporte que otimizará a operação do Porto Sul, em Ilhéus, e ainda abrirá nova alternativa de logística para portos no norte do país atendidos pela Ferrovia Norte-Sul e Estrada de Ferro Carajás.
Ainda durante o lançamento do seminário, o prefeito Humberto Santa Cruz, do município de Luiz Eduardo Magalhães e presidente da União dos Municípios do Oeste, disse que esse evento é fundamental para que a Bahia, as entidades e o governo sintam a importância dessa ferrovia para o escoamento da safra, integração geopolítica da Bahia, uma consolidação de um estado só. Já a presidenta da UPB, prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria disse não ser possível pensar o futuro sem as ferrovias, um transporte mais barato, seguro, ambientalmente sustentável, que induz o desenvolvimento e atrai novas empresas e investimentos por onde passa e promove a descentralização desse desenvolvimento.
O I Seminário da FIOL é uma realização da União dos Municípios da Bahia (UPB), União dos Municípios do Oeste da Bahia (UMOB), do CREA-BA, das prefeituras de Luis Eduardo Magalhães e Barreiras, Associação dos Engenheiros e Técnicos Ferroviários da Bahia e Sergipe e da Comissão Especial da FIOL. O evento também tem o apoio da AMURC, Consórcio dos Municípios do Vale do Rio das Contas, Associação dos Municípios da Região do Sudoeste do Estado da Bahia (AMIRS), Associação de Agricultores e Irrigadores da Bahia (AIBA), Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA), Associação Comercial e Empresarial de Luis Eduardo Magalhães (ACELEM) e Sistema FIEB.
Deixe seu comentário