50 alunos concluem curso de policiamento e fiscalização da Mata Atlântica


A defesa da Mata Atlântica, em especial nas regiões Sul, Baixo Sul e Extremo Sul da Bahia, ganhou reforço com a certificação de 44 policiais militares e 6 profissionais que atuam na defesa do meio ambiente. Eles participaram na noite da última sexta-feira, dia 8, da solenidade de conclusão do Curso de Policiamento e Fiscalização na Mata Atlântica, realizada no auditório da Universidade Estadual Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus. A capacitação foi fruto de uma parceria entre o Ministério Público do Estado da Bahia, Polícia Militar e a universidade, com o apoio da Fundação José Silveira.

O curso, de acordo com a promotora de Justiça Regional Ambiental de Ilhéus, Aline Salvador, foi um pedido de qualificação apresentado pela PM ao Ministério Público para que a tropa pudesse servir à população e trabalhar na defesa do meio ambiente com mais eficiência, eficácia e efetividade. Ele teve início em maio de 2017 e abordou conteúdos teóricos como direito ambiental e penal ambiental, cartografia básica e uso de GPS, licenciamento ambiental, noções de ecologia, plano de contingência, identificação macroscópica de madeira, fiscalização de recursos pesqueiros, hídricos e minerais, patrulhamento rural, fiscalização e proteção à fauna e manejo e contenção de animais, dentre outros. Os alunos também participaram de atividades práticas realizadas nos municípios de Ilhéus, Itabuna, Porto Seguro e no distrito de Posto da Mata, município de Nova Viçosa.

A procuradora-geral de Justiça Adjunta, Sara Mandra Rusciolelli, participou da entrega dos certificados aos concluintes, oportunidade em que destacou o trabalho desenvolvido pela promotora de Justiça Aline Salvador e desejou que os policiais e civis que participaram do curso tornem-se multiplicadores do que aprenderam para a defesa do meio ambiente. Também participaram da entrega de certificados e da mesa solene a reitora da Uesc, Adélia Pinheiro, o comandante de Policiamento Especializado, coronel Humberto Sturaro, o comandante da CIPPA-Porto Seguro, major Cleber Silva, o representante da Fundação José Silveira, Reuter Silveira, a secretária-geral Adjunta do MP, promotora de Justiça Flávia Sampaio e o prefeito de Itacaré, Antônio Damasceno.