Apesar de a crueldade animal ser considerada crime, prevista pela Lei 9605/98 e Decreto nº 24.645/34, ela é frequentemente vista no cotidiano da sociedade. Um dos tipos de crueldade mais frequentemente visto é o abandono e, infelizmente, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) tem passado por situações em que tem presenciado esse tipo de conduta. Nas últimas semanas, cachorros e gatos foram abandonados na Instituição, sem qualquer justificativa ou esclarecimento.
Pensando nisso, a Assessoria de Comunicação Social (ACS), em parceria com a Pró-Reitoria de Sustentabilidade e Integração social (PROSIS), contando com apoio das Coordenação de Campus, iniciarão as campanhas “ Abandono animal é crime” e “Procura-se um dono”. A ideia é conscientizar toda a comunidade acerca das penalidades a quem abandona animais e, em paralelo, fazer campanha de adoção aos animais que já se encontram na universidade.
Os animais que chegam à instituição sempre contam com a ajuda voluntaria de servidores, terceirizados e estudantes que se prontificam a ajudar com comida, limpeza, castração, vacinação, vermifugação e, é claro, um lar. Até hoje, contabilizando os três campi, cerca de 14 cães e 4 gatos receberam cuidados e conseguiram um lar.
Toda a campanha é feita com recursos próprios e toda ajuda é bem-vinda. Dúvidas e mais informações de como ajudar podem ser sanadas através do telefone da PROSIS (73) 3613-6295 (Hanna) ou pelo e-mail [email protected] (Malu).
Deixe seu comentário