Desenvolvimento Social de Itacaré cadastra idosos para receber o BPC


A secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Itacaré está realizando o cadastramento dos idosos com mais de 65 anos e as pessoas com deficiência para que recebam ou continuem recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Os beneficiários devem procurar a Secretaria de Desenvolvimento Social, na rua Rui Barbosa, centro, no prédio da antiga Igreja Bola de Neve, e também na unidade do Bolsa Família de Taboquinhas, das 8 às 14 horas, munidos de todos os documentos pessoais.

Para continuar recebendo o BPC é preciso que o beneficiário com mais de 65 anos e as pessoas com deficiência estejam inscritos no Cadastro único até o mês de dezembro desse ano. Por esse motivo a secretária de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Itacaré, Patrícia Leal, solicita que os idosos e as pessoas com deficiência procurem o mais rápido possível a unidade mais próxima, seja na sede ou em Taboquinhas, para realizar o cadastramento. A Prefeitura de Itacaré também vai colocar unidades móveis na zona rural para realizar essa inclusão dos idosos no Cadastro Único.

O BPC é a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção, nem de tê-la provida por sua família. Para ter direito, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja menor que 1/4 do salário-mínimo vigente. Caso o beneficiário tenha alguma dificuldade de deslocamento, a inscrição pode ser feita pelo responsável familiar. Basta apresentar o CPF de todas as pessoas que moram na residência com o beneficiário.

Esse trabalho de ampliar o sistema de cadastramento, segundo explica Patrícia Leal, faz parte do compromisso do prefeito Antônio de Anízio de prestar um atendimento de excelência aos cidadãos de Itacaré, possibilitar a essas pessoas o acesso aos benefícios e programas sociais. O Cadastro Único – porta de entrada para mais de 20 programas sociais – é um instrumento que identifica as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica de cada uma delas. Nele, são registradas as características da residência, a identificação de cada pessoa, a escolaridade, a situação de trabalho e renda, entre outras informações.