A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) e a Superintendência de Previdência (Suprev) deram início, no dia 1° de março, à segunda etapa do recadastramento de servidores inativos do Estado, com a convocação dos aposentados da Secretaria da Saúde (Sesab). Até o dia 31 de março, 13.756 pessoas devem comparecer a uma das 64 unidades do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev) para atualizar seus dados funcionais junto à Previdência Estadual. O cronograma completo do recadastramento de inativos pode ser consultado no Portal do Servidor, que prevê, ainda, o recadastramento de pensionistas.
Para realizar o recadastramento, é necessário apresentar documento de identidade oficial com foto atual, em bom estado; CPF e comprovante de residência – contas de água, luz ou telefone, preferencialmente. Este ano, por exigência do Governo Federal, também será necessário apresentar o número do PIS, para atualização da base de dados do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).
O atendimento pode ser feito nas unidades Ceprev situadas nos postos SAC da capital e interior, bem como nas unidades do Ponto SAC. Ainda é possível realizar o procedimento no SAC Servidor, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no Multishop Boca do Rio, em Salvador.
Quem preferir, pode buscar agendamento do serviço nos postos SAC do Paralela e do Salvador Shopping, ma capital; Feira Centro II, em Feira de Santana; Conquista II, em Vitória da Conquista; e Lauro de Freitas, no município de mesmo nome. O atendimento por hora marcada proporciona maior comodidade e agilidade e pode ser agendado por meio do Portal SAC e pelo aplicativo SAC Mobile, disponível para aparelhos com sistema operacional iOS e Android.
Por último, quem residir em local ainda sem cobertura previdenciária poderá efetuar o recadastramento mediante envio dos documentos autenticados para: Suprev – Av. Tancredo Neves, n° 776, Bloco A, Bairro Caminho das Árvores, Salvador – Bahia, CEP: 41.820-904, colocando na parte externa do envelope a palavra “RECADASTRAMENTO”. Aqueles que realizarem o recadastramento via correspondência ainda deve encaminhar atestado de vida, disponível no Portal do Servidor.
Servidores com impossibilidade de locomoção ou doença grave podem realizar o recadastramento mediante procuração (originais e cópias), emitida até seis meses antes da data atual, ou através de formulário (original e com firma reconhecida) disponibilizado pela Previdência Estadual, que devem ser entregues juntamente com atestado médico, emitido até trinta dias da data atual do recadastramento, comprovando a impossibilidade do deslocamento. O modelo da procuração também está disponível no Portal do Servidor.
Casos de falecimento deverão ser imediatamente comunicados pelos familiares do ex-servidor, mediante a apresentação da respectiva certidão de óbito em quaisquer das unidades Ceprev ou por meio de envio pelos Correios à Suprev ou via fax: (71) 3271-3888. Por último, no caso de pensionistas do Estado, caso o beneficiário seja maior de 18 anos, deverá ser enviar, ainda, Declaração de Estado Civil e União Estável.
O recadastramento de inativos do Estado ocorre anualmente, assegurando o recebimento de benefícios e agilidade no encaminhamento de cartas, notificações e demais informativos. Não responder ao chamado da Suprev incorre na suspensão de créditos, que serão retomados de forma retroativa tão logo o recadastramento seja efetivado. Informações adicionais podem ser obtidas no Portal do Servidor ou pelo call center da Previdência Estadual: 0800 071 5353 (telefone fixo) e (71) 4020 5353 (ligações fora do estado ou de celular).
Deixe seu comentário