O Governo da Bahia acaba de definir a empresa organizadora do concurso público para Polícia Civil do Estado. Foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (19) o resumo da dispensa de licitação, documento que autoriza a contratação da Fundação Vunesp – Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista, ligada à Universidade Estadual Paulista (Unesp). A organizadora do certame – com experiência em seleções públicas no Ceará, Pará, São Paulo, Espírito Santo, entre outros – será responsável pela elaboração do edital e condução das etapas do concurso.
Após esta publicação, o próximo passo na divulgação do concurso é a publicação do edital. Ao todo, serão ofertadas mil vagas para a corporação, sendo 880 para investigador, 82 para delegado e 38 para escrivão. O certame é resultado de avaliações técnicas, orçamentárias e financeiras sobre a necessidade de novas vagas na Polícia Civil em função de aposentadorias, exonerações e falecimento de policiais. Sua autorização pelo governador Rui Costa aconteceu no início de novembro.
Entre 2015 e 2017, o Governo da Bahia nomeou 1.850 novos policiais militares. Em 2016, 687 novos policiais foram incorporados aos quadros da Polícia Civil. Foram contratados, também, 414 novos agentes penitenciários e 121 novos peritos para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Em junho de 2017, realizou o maior concurso da história da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, com cerca de 140 mil candidatos para 2.750. Ainda em 2017, foi realizado concurso para oficiais, sendo 60 da PM e 30 do Corpo de Bombeiros.
Este é o terceiro concurso público promovido pela atual gestão estadual na área de segurança pública e será realizado conjuntamente pela Secretaria da Administração (Saeb) e pela Polícia Civil.
Deixe seu comentário