“É no mínimo estranha a decisão anunciada da Valec de fechar o escritório regional em Ilhéus e transferir as atividades para a unidade em Jequié, no sudoeste baiano”, afirma o deputado estadual Heber Santana (PSC). Empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes, a Valec, responsável pela construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), alega redução de custos para adotar a medida. “O estranho é que, conforme divulgado pela mídia de Ilhéus, o trecho da ferrovia entre Jequié e Tanhaçu está com quase 90% da obras concluídas, enquanto no trecho Barra do Rocha/Ilhéus só 36% do projeto está concluído”, pontua Heber Santana.
Heber Santana disse esperar que o governo do Estado se posicione diante do governo federal para que a região de Ilhéus não seja prejudicada, uma fez que a economia da região sofrerá prejuízos com o fechamento do escritório e redução das obras, e consequente desempregos. O deputado lembra que a Fiol, que ligará Figueirópolis, no Tocantins, à Ilhéus, na Bahia, é vital para o escoamento da produção de grãos e minério do Oeste, possibilitando o desenvolvimento da agropecuária ao longo do trecho baiano.
De acordo com o site da Valec, a previsão de conclusão das obras da Fiol no trecho Ilhéus/ Caetité é para o segundo semestre de 2018.
Deixe seu comentário