IAT e Uneb vão abrir inscrições de vestibular para cursos EaD


A Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em parceria com o Instituto Anísio Teixeira (IAT), abrirá inscrições para o vestibular de graduações na modalidade a distância (EaD). Serão oferecidas 2.305 vagas para cursos que serão ofertados nos Polos Estaduais da Universidade Aberta do Brasil (UAB). As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do processo seletivo, entre 12 e 30 de junho.

Este será o primeiro ano de oferta dos cursos no Polo UAB do Subúrbio Ferroviário de Salvador, que está instalado do Colégio Estadual Nelson Mandela, em Periperi. A unidade deve receber sete opções de curso, contemplando a comunidade do entorno. O Polo UAB do Subúrbio foi instalado pelo Instituto Anísio Teixeira, em parceria com a Uneb.

“A abertura destes cursos representa a preocupação do IAT e da Uneb em ofertar uma educação pública de qualidade para todos e reforça a expertise do instituto que é o uso das tecnologias para a educação. Esta é uma parceria que tem tudo para render bons frutos”, afirma o diretor-geral do IAT, Desiderio Melo.

Universidade Aberta do Brasil

A Secretaria da Educação do Estado, por meio do Instituto Anísio Teixeira, é responsável por promover, consolidar e expandir políticas de educação a distância, voltadas para a formação inicial e continuada dos professores e demais profissionais da Educação Básica. A ação ocorre em articulação com os três níveis governamentais (federal, estadual e municipal) e as universidades públicas, no intuito de viabilizar ações de formação inicial e continuada na modalidade a distância, visando atender aos professores e demais profissionais da educação básica.

A Bahia possui 26 Polos Estaduais de Apoio Presencial. Criados por meio do Decreto nº 13.301/11, os Polos UAB Bahia são “unidades operacionais para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas, relativas aos cursos e programas ofertados à distância por instituições públicas de ensino superior, com infraestrutura e recursos humanos adequados às fases presenciais dos mesmos”.