Falta de segurança e de mais profissionais de saúde, deficiência no sistema de eletrificação no imóvel, sem atendimento de clínico geral e com mobiliário inadequado. Essa é a atual situação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São Miguel, localizado na zona norte da cidade, conforme relato da gerente técnica e de planejamento da secretaria municipal de Saúde (Sesau), Sonilda Mello.
O quadro desanimador apresenta ainda fossa sanitária aberta, computadores não instalados na recepção e nos consultórios, além de atendimento de uma única especialidade médica, a ginecologia, cujo médico realiza somente a leitura dos resultados de preventivos. A obra inaugurada no final da gestão anterior, em 2016, não reúne condições mínimas necessárias para o atendimento à população, “A triste constatação dessa realidade dificulta totalmente o acesso de moradores que ficam sem qualquer amparo”, acrescentou Sonilda Mello.
Em ação efetiva, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, já autorizou à Superintendência de Obras, órgão ligado à secretaria municipal de Infraestrutura, Transportes e Trânsito (Seintra), a vistoriar e, em seguida, corrigir os problemas da UBS do São Miguel, com a completa requalificação do espaço. Na oportunidade, o prefeito afirmou que “a questão não é apenas estrutural, já que é preciso implantar mais especialidades, com a contratação de médicos e enfermeiros para a Unidade”.
Deixe seu comentário