O Portal da Transparência obteve recorde de acessos desde a criação do site, em novembro de 2004: mais de 21,6 milhões de visitas foram registradas em 2016. Os dados são do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU).
O número é 32,5% maior que as 16 milhões de visitas de 2015. De acordo com o relatório estatístico, a média mensal de acessos foi de mais de 1,8 milhão.
O Portal da Transparência tem obtido crescimento expressivo no número de visitas a cada ano, com acessos oriundos de mais de 1 mil cidades, espalhadas por todas as regiões do País.
O município de onde os cidadãos mais acessaram foi São Paulo (SP), com mais de 2,1 milhões de visitas, seguido de Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Fortaleza (CE). Também há visitantes de cerca de 200 países, o que corresponde a pouco mais de 485 mil acessos (2,2%), originários principalmente dos Estados Unidos e da Índia.
As consultas com maior número de páginas visualizadas foram: Servidores (48,7%), Despesas Diárias (16,8%) e Transferências de Recursos (16,7%). A duração média em cada visita é de cerca de cinco minutos, com os usuários navegando por 10,6 páginas.
O site é uma iniciativa do Ministério da Transparência para assegurar a boa e correta aplicação dos recursos públicos federais. O objetivo é aumentar o controle social da gestão pública, permitindo que o cidadão acompanhe como o dinheiro está sendo utilizado e ajude na fiscalização.
Deixe seu comentário