Moradores do Japu pedem socorro a Bebeto para falta de água tratada


IMG_2016-08-29_13-54-05-640x632

Moradores do distrito de Japu apresentaram ao candidato Bebeto (PSB) e o vice-prefeito, Luiz Uaquim (PMDB), uma lista de reivindicações nas áreas de mobilidade, saúde, educação e infraestrutura. Eles apontaram a falta de água encanada e a falta de atendimento do posto de saúde como graves problemas que precisam ser resolvidos com urgência.

Durante visita de Bebeto e Luiz Uaquim no sábado, 27, os moradores se disseram indignados com a falta de médicos e enfermeiros no único posto de saúde que deveria atender toda a comunidade da região do Japu. A dona de casa Fabiana dos Anjos conta que teve muita dificuldade para fazer o pré-natal. Ela precisou se deslocar até o Salobrinho ao longo de toda sua gestação. Agora, sua jornada de quilômetros em busca de acompanhamento médico é feito com sua filha recém-nascida.

Moradora do distrito de Japu há mais de 30 anos, a dona de casa Maria Lúcia Nascimento lamentou que até um simples curativo tem que ser feito no Salobrinho e muitas vezes no centro de Ilhéus porque, segundo ela, nem um enfermeiro aparece na unidade de saúde. “Precisamos de um prefeito que coloque o nosso posto de saúde para funcionar”, reclamou.

Outros problemas

Além do posto de saúde fechado, os moradores se queixam da falta de um programa de manutenção contínua das estradas, melhor distribuição dos horários de ônibus e investimento no sistema de captação e distribuição de água tratada. “Temos que buscar água em baldes no rio. Há anos que eles prometem resolver, mas tudo não passa de promessas. Já estamos cansados de tanto descaso”.

Bebeto afirmou que os problemas enfrentados pelos moradores do Japu são um retrato das demais regiões do município e que água sem tratamento ajuda a proliferar doenças. “Precisamos cuidar melhor dos nossos distritos, vilas e bairros. O abandono do nosso município é resultado de sucessivas gestões ruins”.

O candidato do PSB disse aos moradores que Ilhéus não tem mais tempo a perder e que levar água tratada para as comunidades mais distantes do centro e cuidar das estradas vicinais são prioridades. “O acesso a água tratada é uma questão de saúde pública e deveria ser cuidado com atenção pelo governo municipal.  Tem que acabar com essa história de só melhorar os acessos às comunidades somente no período eleitoral”, observou.

 *Matéria da  Assessoria de Comunicação do candidato Bebeto, da coligação Ilhéus, nosso maior compromisso.