Ontem publicamos uma matéria, oriunda da assessoria de imprensa do pré-candidato a prefeito de Ilhéus, e vereador, Alzimário Belmonte (Professor Gurita), onde ele denunciou o suposto abandono do abrigo Renascer, responsável em acolher crianças vítimas de violência.
Em resposta à denúncia do vereador, a coordenação do abrigo enviou nota à nossa redação, que reproduziremos na íntegra:
Venho por meio desse pronunciamento esclarecer, diante da publicação dessa matéria, que o vereador Gurita não faz visitas a Instituição há muito tempo, não podendo dar garantias dessas informações.
Sou coordenadora da Instituição desde o governo anterior e fui mantida no cargo por respeito ao trabalho desenvolvido. Há alguns anos tento desmistificar a falsa ideia que o abrigo somente acolhe crianças que foram abusadas sexualmente, na verdade o abrigo desenvolve um trabalho de acolhimento das crianças que foram vítimas de algum tipo de violência, como: violência física, psicológica, sexual e negligência. Essa última, que também é considerada uma forma de violência.
O abrigo possui no quadro de funcionários, uma equipe técnica graduada e pós graduada, composta por Assistente Social, Psicólogo, Nutricionista, Pedagogo, Advogada, Sub Coordenadora e Coordenadora, ao qual eu considero possuir capacidade de executar as atividades na Instituição.
TODAS AS CRIANÇAS abrigadas em idade escolar estão inseridas na rede de ensino público e privado. TODAS AS CRIANÇAS recebem atendimento médico especializado na instituição e odontológico tanto na rede pública quanto na privada, quando necessário. TODAS AS CRIANÇAS realizaram exames médicos básicos e especializados após abrigamento. TODAS AS CRIANÇAS estão com as vacinas em dia, inclusive H1N1. TODAS AS CRIANÇAS participam de atividades culturais dentro e fora da Instituição. TODAS AS CRIANÇAS possuem documentos pessoais (CN, RG, Cartão SUS) na sua maioria emitidos após abrigamento. TODAS AS CRIANÇAS fazem atividade de natação em um conhecido clube de Ilhéus há mais de quatro anos. TODAS AS CRIANÇAS recebem 6 refeições diárias, com cardápio elaborado pela Nutricionista da Instituição.
Os direitos das crianças abrigadas estão sendo garantidos, e considero a equipe a qual faço parte, capacitada e comprometida. Quero tranquilizar a sociedade e informar que o Abrigo Renascer participa das audiências concentradas de 6 (seis) em 6 (seis) meses momento no qual, apresentamos todas as ações realizadas em prol das crianças, sempre visando o bem estar delas. O abrigo passa por fiscalização periódica da Vara da Infância e do Ministério Público e quando é verificado qualquer intercorrência o governo é acionado. Recentemente passamos por uma dessas fiscalizações e já estamos atendendo ao exigido.
Adriana Montenegro
Coordenadora
Deixe seu comentário