Barragem que prejudicava represa do Iguape é demolida


Do blog do Gusmão

Foto: José Nazal.
Foto: José Nazal.

Segundo o blog do Gusmão, confirmaram a demolição da maior barragem privada que havia sido construída no curso do rio Iguape. O proprietário a demoliu. No entanto, pelo menos outras dezessete barragens de outras propriedades ainda retêm parte da água usada pela Embasa para abastecer as regiões norte, oeste e central de Ilhéus.

Na manhã da última sexta-feira (13), o proprietário da área da barragem demolida, Bruno Spagnolli, participou de uma audiência na 1ª Vara da Fazenda Pública de Ilhéus. Spagnolli é réu numa ação civil pública do Ministério Público do Estado da Bahia. Promotores do MPE, Yuri Melo e Aline Salvador, e representantes da Embasa, UESC, município e Inema também se reuniram com o juiz Alex Venicius Campos Miranda.

O juiz deu trinta dias para que o Inema apresente laudo técnico sobre a barragem destruída, na fazenda Ravanela II. A Embasa, por sua vez, terá o mesmo prazo para apresentar mapeamento das outras barragens erguidas nos mananciais do rio Iguape. A estatal também deve levantar dados a respeito do volume de chuvas na região e o índice de consumo de água nas residências abastecidas pela Represa Iguape.