Itacaré poderá ter 6 candidatos a prefeito


A corrida para a prefeitura de Itacaré está bastante dividida. DEM, PMDB, PT, PSDB, PROS e PRB apresentaram pré-candidatos. O atual prefeito Jarbas Barros, com governo bastante desgastado, anunciou ao seu grupo não ser candidato e ter a pretensão apoiar a candidatura de Júnior Contador (PRB).

Nos bastidores Jarbas tem reclamado do baixo desempenho de Júnior e tem afirmado que existe a possibilidade de apoiar Danilo Reis (PMDB) para não correr o risco de perder as eleições para o seu primo algoz, Edson Arantes (DEM), que liderou a Câmara de Vereadores na reprovação das suas contas de mandatos anteriores, deixando-o inelegível. Nomes menos expressivos aparecem na disputa como o ex-candidato a prefeito em 2012 Genilson Bomfim (PT), que tenta o apoio do ex-prefeito Antônio de Anízio, hoje filiado ao PT. Antônio de Anízio, assim como Jarbas Barros, possui conta rejeitada pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) do período em que era presidente da Câmara de Vereadores e a de 2011, quando era prefeito. O vereador Josimar Vasconcelos (PSDB) e o vice-prefeito Cláudio Barros (PROS), também, afirmam estar na disputa.

A política de alianças desenhada até o momento é costurada entre os candidatos Danilo Reis (PMDB) e Edson Arantes (DEM). Ambos entendem que seus partidos hoje em âmbito estadual e nacional seguem alinhados. Interlocutores dos dois pré-candidatos afirmam que ambos lideram intenções de voto e que devem se unir formando a chapa vencedora. O pré-candidato Cláudio Barros (PROS) tem buscado diálogo com o PMDB e DEM para formação de um bloco de oposição. Como bem diz o ditado popular “o rio corre para o mar”.