Fumaça cobre Ilhéus


Um nevoiero muito denso e um forte cheiro de fumaça. É o que caracteriza a "inversão Térmica". Zona norte de Ilhéus.
Um nevoeiro muito denso e um forte cheiro de fumaça. É o que caracteriza a “inversão Térmica”. Foto da zona norte de Ilhéus.
Av. Soares Lopes.
Av. Soares Lopes.

Uma forte cortina de fumaça tomou conta de Ilhéus na tarde dessa segunda-feira (04), assustando os ilheenses. Segundo informações de um especialista em clima, pode se tratar de inversão térmica. Um fenômeno natural, que ocorre devido ao rápido aquecimento e resfriamento da superfície em alguns locais e é agravado, nos grandes centros urbanos, devido à presença de poluentes como o gás carbônico.

As grandes queimadas na zona norte de Ilhéus e as fortes chuvas que caíram nessa madrugada, podem ser dois dos motivos por desencadear esse fenômeno.

Em pontos mais altos da cidade, a visibilidade é de quase zero.

O problema da inversão térmica é que quando ela está associada a altas concentrações de poluentes, pode provocar ou agravar problemas de saúde, principalmente respiratórios.

Atualizado às 15:40

Entramos em contato com o escritório do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema), que informou que investiga o caso. Em Itabuna também houve uma cortina de fumaça na manhã desta segunda-feira, mas devido a um incêndio em uma empresa de material de construção.