Do Bahia Notícias
Os incêndios que ainda ocorrem na Chapada Diamantina, ameaçam também o abastecimento de água na região.
Um homem que reside no povoado de Campos de São João, relata que cerca de 20 brigadistas estão há 20 dias em campo para tentar preservar a única nascente que abastece a região.
“Estamos há 20 dias combatendo os focos de incêndios, metade dos meus amigos estão há 11 dias dormindo no mato para evitar que o fogo avance para o lado do morro do pai Inácio […] lá está a única nascente que abastece nosso povoado com água, pouca, não tratada, mas a única”, conta.
Segundo Antônio Vitor, a Cerb (Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia), começou a perfurar um poço artesiano em 2008, mas a obra foi interrompida. “Hoje temos um poço lacrado, com água e ao mesmo tempo temos problemas com a quantidade e o pior, a qualidade da água”, conta.
Antônio Vitor diz ainda que um médico cubano que atende a localidade, disse que 100% dos casos de vômitos e diarreia são devido à água contaminada.
Segundo informações do Parque Nacional da Chapada, cerca de 30 mil hectares já foram consumidos pelo fogo, provocado na maioria dos casos de forma criminosa. Cerca de 120 homens entre brigadistas profissionais e voluntários trabalham na contenção das chamas.
Deixe seu comentário