Governador garante que obras prometidas a Ilhéus serão realizadas


Deputada Ângela Sousa participou da reunião de deputados da base com o governador Rui Costa. Foto arquivo.
Deputada Ângela Sousa participou da reunião de deputados da base com o governador Rui Costa. Foto arquivo.

Durante encontro realizado no Palácio de Ondina, na última quarta-feira (4), o governador Rui Costa reafirmou a deputados da base, a ida a Ilhéus na próxima segunda-feira (9), para efetivar a ordem de serviço para Construção da 1ª etapa do Hospital da Costa do Cacau, e anunciar a abertura edital para a licitação da construção da Ponte Ilhéus-Pontal (Sistema Viário e Construção de uma Ponte sobre o Rio Cachoeira), obras essas muito esperadas para a região sul da Bahia.

Segundo informações do governador, a previsão é que o novo hospital, que terá investimento de R$ 77 milhões, por meio de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), será construído às margens da rodovia BA-415, trecho Ilhéus-Itabuna. De acordo com a previsão, a primeira etapa ficará pronta no primeiro semestre de 2017, dispondo de 150 leitos, com a capacidade de atendimento médico-hospitalar de média e alta complexidades, em urgência e emergência, internamento, possibilitando o atendimento de um público estimado em 780 mil pessoas por ano. Em sua segunda etapa, a capacidade será ampliada para 350 leitos, sendo 30 destes destinados para Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

Outra ponto tratado no encontro foi a informação que será aberto o edital para a licitação da construção da Ponte Ilhéus-Pontal (Sistema Viário e Construção de uma Ponte sobre o Rio Cachoeira), localizado na BA-001, tendo um valor estimado de investimento de 120 milhões, o que beneficiará os municípios Ilhéus, Itabuna, Una, Canavieiras, Buerarema, Itacaré e Uruçuca. “Esse obras são de fundamental importância para a nossa Região Cacaueira,visto que atenderá a demanda sempre crescente de usuários no setor da saúde, e facilitará, no caso da construção da nova ponte, o tráfego de veículos naquela região”, explicou.

A deputada Ângela Sousa ressaltou que, desde 2007, início do seu primeiro mandato, tem lutado junto ao governo do Estado para viabilizar a construção dessa nova ponte, visto que se trata um antigo anseio da população, que sofre constantemente com congestionamentos naquela localidade. Lembrou inclusive, que a paralisação das obras da ponte foi motivo de muita preocupação para o povo de Ilhéus e região, mas, agradeceu pessoalmente ao governador pelo empenho em buscar investimentos para execução desta obra.