Circuito Ilheense de Corrida Rústica se consolida no cenário da Bahia


A terceira etapa, realizada neste sábado, 10, contou com a presença de atletas de diversos municípios baianos.
A terceira etapa, realizada neste sábado, 10, contou com a presença de atletas de diversos municípios baianos.

O Circuito Ilheense de Corrida Rústica se consolida no calendário estadual da competição e atrai cada vez mais participantes de diversas cidades baianas. A terceira etapa, realizada no último sábado, 10, com cerca de 500 competidores, homenageou os 10 anos de fundação da Companhia de Ações Especiais da Região Cacaueira (Caerc) da Polícia Militar, e contou com categorias divididas entre civis e militares, homens e mulheres e aqueles que participaram correndo 5 ou 10 quilômetros.

Promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), com o apoio das Secretarias de Saúde (Sesau), de Comunicação Social (Secom), da Polícia Militar e empresas privadas, a corrida teve início na zona sul, às 16 horas, e foi finalizada na Avenida Soares Lopes, no centro histórico da cidade. Os atletas que disputaram os 10 quilômetros percorreram até a Avenida Litorânea Norte, no Malhado. Nos 10 quilômetros do masculino e feminino civil, levaram os troféus Juscelino de Oliveira, de Vitória da Conquista, e Josefa Maria da Silva, de Salvador.

O Circuito Ilheense de Corrida Rústica 2015 – III Etapa, contou com corredores de Itabuna, Itajuípe, Salvador, Eunápolis, Almadina, Vitória da Conquista, Itacaré, Feira de Santana, Jequié, Alagoinhas, São Gonçalo, entre outras. Para o organizador técnico do evento, Alberto Kruschewsky, a competição, apesar de ainda estar na terceira etapa, apresentou bom nível de estrutura e de competidores. Ele diz que o trabalho já começou para a quarta e última etapa deste ano, a ser realizada em dezembro. “O encerramento promete ser ainda mais competitivo e organizado”, garante o professor.

O vice-prefeito de Ilhéus, Carlos Machado, que acompanhou a etapa, parabenizou aos competidores e destacou que realizações desse tipo potencializam uma característica da cidade, que é atrair e realizar grandes eventos.

Vencedores – No Feminino 10 km, o primeiro lugar ficou com Josefa Maria da Silva, 46 anos, de Salvador, com 41’59”. Nos 5 km, se destacou Marli Xavier, 54 anos, de Itabuna, com 22’06”. Ainda entre as mulheres, dessa vez as militares, venceram, nos 10Km, a ilheense Joseane Damasceno Santos, 27 anos, de Ilhéus, com 1h e dois minutos, já nos 5 quilômetros, levou a melhor Mércia Ferreira, 28 anos, com 28’.

Entre os homens, o primeiro lugar, nos 10 km, ficou com o conquistense Juscelino Oliveira, 24 anos, com 33’18”. Nos 5km, troféu para Israel Nascimento, 26 anos, de Uruçuca, com 17’52”. Entre os militares, Sérgio Guimarães, 37 anos, de Ilhéus, levou a melhor nos 10 km, completando com 39’25”; já nos 5 km, entre os militares, venceu Carlos Souza, 41 anos, com 18’49”. Todos que correram receberam medalhas.