Junta Comercial da Bahia moderniza processo de registro de empresas


jucebA Junta Comercial da Bahia (Juceb) iniciou um novo projeto de modernização do registro de empresas. Até março de 2016, todo o processo estará informatizado. Denominado Juceb Online, o projeto tem o objetivo de reduzir o tempo de abertura, alteração e fechamento de empresas, emissão de certidões e autenticação de livros contábeis, além de oferecer mais comodidade e segurança ao usuário.

“Nossa expectativa é de, até março de 2016, estarmos com o processo de registro empresarial totalmente informatizado. Mas, a meta maior é chegar a 2017 com desmaterialização total do processo”, acrescenta o presidente da autarquia, Antônio Carlos Tramm.

Certidão Web

O projeto Juceb Online está sendo implantado em três etapas. A primeira, já em curso, prevê a implantação do sistema Certidão Web, que entrará em operação para o público no dia 5 de outubro. O novo sistema vai possibilitar a solicitação e o recebimento de certidões pela internet.

Para ter acesso ao serviço, o usuário vai preencher um cadastro e especificar o tipo de certidão que deseja receber. O próprio sistema emite o boleto que, ao ser quitado, gera a demanda para o setor da Juceb responsável pelo serviço. Em pouco tempo, dependendo do tipo de certidão solicitada, o cidadão receberá o documento por e-mail.

Se a certidão solicitada for a do tipo Simplificada, o processo é praticamente instantâneo. No caso das certidões dos tipos Específica e de Inteiro Teor, o prazo máximo é de 72 horas. “O novo processo vai facilitar muito a vida do usuário. O formato atual permite apenas a solicitação do tipo Simplificada. Para receber o documento, o solicitante precisa se deslocar até uma das unidades de atendimento da Junta”, explica Tramm.

O novo processo vai impactar também nos custos dos serviços. Atualmente, se o solicitante estiver fora da capital baiana, ele tem que pagar uma taxa de sedex para o envio do documento. Com a implantação do sistema, não haverá necessidade dessa taxa, porque o documento será enviado via internet.

Requerimento Universal

Na segunda etapa, será implantado o sistema Requerimento Universal, que substituirá o módulo atualmente em uso, denominado Requerimento Eletrônico. O novo sistema tem o objetivo de centralizar e capturar todas as solicitações de serviços realizados na Juceb, bem como agilizar a geração de documentos. Possibilita  também a integração com a Receita Federal, comparando os dados da viabilidade e do requerimento, gerados pela Juceb, com o Documento Básico de Entrada (DBE) do CNPJ, gerado pela Receita.

O novo módulo entrará em operação para o público em 9 de novembro, reunindo todos os serviços da Juceb, desde a solicitação de viabilidade até os requerimentos de abertura, fechamento e atos das Sociedades Anônimas e Cooperativas. “A exceção fica por conta dos processos de transformações de natureza jurídica, fusão, cisão, incorporação e espólios que necessitam de análises mais apuradas dos documentos originais”, acrescenta o presidente.

Chancela Eletrônica

A terceira e última etapa prevê a implantação do sistema Via Única, que visa reduzir os prazos dos atos de registro empresarial. Também chamado de Chancela Eletrônica, esse módulo facilita a seleção de documentos a serem chancelados e enviados. Com a utilização desse sistema, a seleção das páginas que irão compor o documento a ser chancelado é executada visualmente, via web. A chancela, então, é gerada automaticamente após os documentos serem selecionados, e o envio da documentação ao solicitante é feita por e-mail.

A chancela eletrônica certifica a autenticidade do documento e permite que o usuário confirme a validade da etiqueta no site da Juceb, por meio do número da chancela. Os documentos enviados com chancela são armazenados na base de dados e os documentos originais não são alterados, mantendo-se a sua integridade.

Para entrar em operação, no entanto, o sistema vai requerer mudanças significativas de procedimento e do próprio fluxo processual. Segundo Tramm, em função disso, a expectativa é que ele seja disponibilizado para o público somente em março de 2016, depois de ter sido exaustivamente testado internamente.

“Temos procurado facilitar o serviço interno e, sobretudo, a melhoria do atendimento ao usuário. Além da capacitação da equipe técnica, vamos oferecer qualificação para os profissionais de administração, contabilidade e direito, através dos órgãos de classe representativos dessas categorias”, informa o presidente.