Uma Ilhéus abandonada pelo governo, que vive de factoides


Editorial do Blog Agravo

O Governo do improviso. Foto Facebook.
O Governo que não planeja, só improvisa depois do acontecido. Foto Facebook.

Ontem (10) divulgamos um release da prefeitura municipal de Ilhéus, informando os números da defesa civil local. O Blog Agravo recebeu inúmeros telefonemas e e-mails de pessoas que precisaram dos serviços do órgão, alegando que os telefones informados foram acionados e ninguém atendeu.

Também devido às queixas dos ouvintes da rádio Baiana AM, o programa “Tropa de Elite”, comandado pelos radialistas Marinho Santos e Robertinho Scarpita, tentou entrar em contato com a defesa civil durante o programa ao vivo, e também não tiveram êxito.

Mais uma mostra de que o governo do prefeito Jabes Ribeiro vive em um “faz de contas”, com muita publicidade e matérias fictícias. Tudo, como diz seu slogan publicitário da campanha de 2012: “Por amor a Ilhéus”.

Bastou chover forte e mais um release foi disparado, agora informando que o prefeito foi à Brasília, juntamente com seu secretário Isaac Albagli, para buscar recursos para os morros. Por que não fez isso antes?

A situação do município já era ruim, devido ao descaso do governo municipal, e depois das fortes chuvas, as coisas pioraram. Ruas alagadas, lojas inundadas, barrancos desabando e um prejuízo sem tamanho para a economia ilheense. Tudo devido a falta de ação e planejamento, nesses últimos 20 anos de administrações pífias e incapazes de resolver problemas das redes pluviais de Ilhéus. Exemplo claro para tal situação, é o centro da cidade, que fica há menos de 100 metros da bacia do Pontal, e não consegue escoar a água.

Temos certeza que a desculpa do governo será a grande quantidade de água que caiu, que não foi pouca. Mas mesmo com chuvas fracas, Ilhéus vira um pandemônio, com engarrafamentos gigantescos e inundações que poderiam ser evitadas com o escoamento para a bacia.

Mais uma vez a avenida Soares Lopes ficou inundada, com carros boiando. Logo apareceu um trator para abrir valetas para escoar a água. Ora, isso não poderia ter sido feito antes, tanto na Soares Lopes como também no centro de Ilhéus? Todos sabem, menos o prefeito Jabes Ribeiro, que tais problemas são históricos, e depois de qualquer chuvinha, esses pontos ficam completamente alagados.

E para piorar ainda mais a situação, Ilhéus está sediando o Festival Internacional do Chocolate, um evento mundial que traz para a cidade turistas e empresários do mundo inteiro. E a imagem que levam da cidade é de uma Ilhéus abandonada, sem governo e sem planejamento.

Ontem, com a provação da PEC que aumentou para cinco anos o mandato de todos os cargos eletivos, nos sentimos aliviados, pois a nova  regra só será válida a partir das eleições de 2016. O medo era que esse governo de factoides tivesse mais um ano, o que acabaria de vez com o município, e aumentaria o sofrimento dos ilheenses.

Até nunca mais Jabes Ribeiro!

Galerias de Fotos :