Com a prisão dos assaltantes Danilo Souza dos Santos, 28 anos, e Elton Vanderlei Fiúza Santos, 31, o Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) identificou 26 integrantes de uma quadrilha responsável por 14 arrombamentos a terminais de autoatendimento (TAA) em Salvador, região metropolitana e interior. Os dois, que atuavam no preparo do explosivo para detoná-lo sem destruir o dinheiro, prestava serviço ao bando.
Foragidos da cidade de Monte Santo, a 352 quilômetros de Salvador, onde tentaram explodir um TAA, Danilo e Elton foram presos na localidade de Manguinhos, na Ilha de Itaparica, no dia 27 de março deste ano. Com eles, os investigadores apreenderam três artefatos explosivos prontos para uso, quatro coletes antibalísticos, munições de calibres 38 e 44 e uma máscara do Coringa.
Os dois foram apresentados à imprensa, na tarde desta quinta-feira (23), no auditório do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), durante coletiva conduzida pelos delegados Jorge Figueiredo, diretor do Draco, e Rusdenil Franco, diretor-adjunto do Departamento de Polícia do Interior (Depin).
De acordo com o delegado Jorge Figueiredo, diretor do Draco, cada integrante da quadrilha, que terceiriza os serviços, exerce uma função. Dos 26 criminosos, sete são naturais de São Paulo e se responsabilizam pela aquisição e manuseio de armas longas. O restante se divide em grupos que cuidam da locação ou roubo e condução dos veículos, do levantamento dos alvos e rotas de fuga, entre outras ações.
Responsável por 14 ocorrências policiais de roubo a instituições financeiras, no período de 5 de abril de 2014 a 10 de março deste ano, a quadrilha agiu nas cidades de Santa Terezinha, Governador Mangabeira, Tancredo Neves, Crisópolis, Acajutiba, Sátiro Dias, Itatim e São Gonçalo. No litoral norte, nas localidades de Imbassaí e Porto de Sauípe, os assaltantes arrombaram um caixa eletrônico do Banco Itaú e um terminal 24 Horas, respectivamente.
Os TAAs de Humildes, em Feira, Lauro de Freitas e dos bairros de Caminho de Areia e Stella Maris, em Salvador, também foram atacados pela quadrilha. Os terminais do Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal e um caixa eletrônico 24 Horas foram os alvos do bando. Autuados por formação de quadrilha, porte ilegal de artefatos explosivos e munições, Danilo e Elton, que já foram presos em 2013 por roubo a banco, no município de Materlândia, em Minas Gerais, retornarão ao sistema prisional.
Deixe seu comentário