Por Jamesson Araújo
O secretário de relações institucionais, Josias Gomes (PT), homem forte do governo estadual, vem trabalhando em uma articulação que fez o PT Ilheense diminuir em zero as críticas ao prefeito aliado do governo estadual, Jabes Ribeiro.
Com um alto índice de impopularidade, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, preparou um plano de ação para melhorar sua imagem com ações positivas, exemplo do asfaltamento e obras em toda a cidade, a serem realizadas no segundo semestre de 2015. Mas já visualizou uma segunda opção caso não emplaque.
Segundo informações vindas da capital, dão conta que o Josias Gomes vem conversando com Jabes, em uma opção de ele abrir mão da reeleição, em troca assumiria uma secretaria estadual e em compasso se aliaria a candidatura do PT ilheense.
Sabedores de que Jabes é medroso e só vai colocar o nome caso tenha reais condições de reeleição, cresceu a probabilidade de uma composição futura, repetindo de 2008, quando Jabes indicou o irmão para a vice de Dr. Ruy Carvalho.
Sem um nome forte da direita em Ilhéus, essa composição entre o PT e Jabes, mesmo com grande rejeição, tem probabilidade de chegar à vitória em 2016.
A esperança política barra uma vitória do PT, partiria de uma composição entre a deputada estadual Ângela Sousa e o deputado federal Bebeto Galvão, em prol de um nome novo, forçando uma terceira via em Ilhéus. Mas vale lembrar que os dois parlamentares são de partidos da base governista estadual.
As articulações estão a todo vapor e composições improváveis é o aperitivo do momento.
Deixe seu comentário