Aumenta o numero de praias impróprias para banho em Ilhéus


Esgoto é despejado na praia da Avenida Soares Lopes, em direção a paradisíaca praia da Concha. Foto Jamesson Araújo
Esgoto é despejado na praia da Avenida Soares Lopes, em direção a paradisíaca praia da Concha. Foto Jamesson Araújo

Das praias avaliadas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema) em Ilhéus- BA, seis estão impróprias para o banho neste fim de semana.

O Inema chama atenção para que os banhistas evitem as praias da ConchaBarra de São Miguel (em frente à rua de acesso a praia), Marciano (próximo ao bar litrão), Malhado (próximo à escultura da sereia), Opaba (próximo à barraca Brilho do Luau) e Ceplus (atrás da cabana Guarany). Nas demais praias de Ilhéus, as condições são normais, lembrando que deve-se evitar o banho de mar em tempo chuvoso.

Na última semana, apenas três praias estavam impróprias, sendo elas a do Malhado, Marciano e Barra de São Miguel.

O diagnóstico das condições de balneabilidade é obtido mediante o recolhimento de amostras, durante cinco semanas, nas praias da Barra de São Miguel, Marciano, Malhado, Avenida, Cristo, Opaba, Milionários, Olivença e Cururupe, 100m antes lançamento da Ceplus e 100m depois lançamento da Ceplus.

O material é analisado e os exames bacteriológicos confirmam as praias impróprias para o banho. A praia é considerada própria quando houver no máximo em 80% das amostras, 1.000 coliformes fecais ou 800 Escherichia coli, ou ainda 100 enterococos por 100 mL de água. Ainda que nas análises anteriores a qualidade da água esteja dentro dos parâmetros considerados próprios para banho, se o valor obtido na última amostragem for superior a 2500 coliformes termotolerantes ou 2000 Escherichia coli ou 400 enterococos por 100 mL de água, a praia é considerada imprópria. Esses critérios foram estabelecidos pela resolução 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).