Santa Casa de Ilhéus paga salários e atinge as metas em 2014


O Hospital São José e a Maternidade Santa Helena se destacam pela oferta de serviços estratégicos de alta e média complexidade a população regional. Foto Alfredo Filho.
O Hospital São José e a Maternidade Santa Helena se destacam pela oferta de serviços estratégicos de alta e média complexidade a população regional. Foto Alfredo Filho.

Em meio à crise financeira que envolve as Santas Casas na Bahia e no Brasil, a diretoria da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus mantenedora do Hospital São José e da Maternidade Santa Helena, chegou ao final de 2014 com os salários em dia e comemorando o êxito na maioria das metas que foram estabelecidas por sua diretoria.

Foram estabelecidos planejamento com uma gestão profissional visando à reestruturação financeira, administrativa e organizacional da Santa Casa de Misericórdia viabilizando-se como uma instituição filantrópica que presta aproximadamente 80% dos seus serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS). O Hospital São José e a Maternidade Santa Helena se destacam pela oferta de serviços estratégicos de alta e média complexidade a população regional.

Além do inicio das obras de construção do serviço de hemodinâmica (cateterismo cardíaco), visando à realização, no futuro, de cirurgias cardíacas, bem como a reforma e ampliação do serviço de tratamento do câncer. Também, em fase de implantação, o serviço de mamografia, cujo aparelho já foi adquirido.

Ao longo deste ano foi implantado o serviço de urolaser (tratamento de calculo renal). Foram adquiridos equipamentos para o Centro Cirúrgico como o carro de anestesia, arco cirúrgico para ampliar as cirurgias ortopédicas, neurocirurgias, cirurgias urológicas e outras.

O corpo clínico foi ampliado garantindo uma equipe médica para o acompanhamento dos pacientes internados, além de novos cirurgiões e maternidade com pediatras e neonatologistas durante 24 horas.  A Maternidade Santa Helena, única na região, foi humanizada com a implantação de ações  como  as capacitações da equipe de enfermagem, novas coordenação médica e da enfermagem obstétrica, implantação de práticas para o parto normal humanizado possibilitando acompanhante para as parturientes.

O Proto Socorro, aberto para o SUS, convênios e particulares com suporte de exames como Raio “X”, tomografia, laboratório e outros, durante 24 horas. A diretoria ressalta que “a postura séria e responsável  dos parceiros, colaboradores e da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ilhéus, no cumprimento regular dos pagamentos, tem possibilitado o bom atendimento  a população .”