O Blog Agravo divulgou hoje a matéria “Samu funciona com apenas uma ambulância, e mulher morre por falta de atendimento”, denunciando a precariedade do atendimento durante o final de semana, e as ambulâncias paradas e encostadas.
Por intermédio da assessoria de Comunicação da prefeitura de Ilhéus, o coordenador do Samu, Marcos Vinícius, disse que há alguns “equívocos na matéria”.
Segundo ele, o Samu de Ilhéus não dispõe de oito ambulâncias, e sim de sete. Dessas, três estão em funcionamento, atendendo à população. Uma está em serviço de revisão no município de Jequié e deverá chegar à Ilhéus, nesta terça-feira, dia 4. Outras duas, que estavam paradas há cinco anos, encontram-se na Itarel, em Itabuna, em fase de recuperação. Conforme informa o coordenador, as outras duas estão batidas – uma no pátio do Samu e outra no guincho da Brandini.
Marcos Vinícius ressalta que esta semana deverá sair a licitação para o conserto desses veículos.
Como se pode ver na informação do próprio coordenador do Samu, ele fala em sete, mas informa que cinco estão com problema, basta calcular, coisa que ele próprio não fez antes de divulgar a resposta, afirmando que só existem duas ambulâncias para atendimento dos ilheenses, o que bate com a informação do Blog Agravo.
Na matéria, informamos que a segunda ambulância só chegou à central do Samu, hoje pela manhã, segundo informações de dentro do próprio setor.
Reconhecemos o trabalho do Samu, e, em nenhum momento, tentamos desqualificar os profissionais, mas mostramos que não há condições de trabalho para os mesmos.
A parte da vítima, que citamos, foi um reclame da família, através das redes sociais, acusando o Samu de não tê-la atendido.
Lamentamos que o coordenador do Samu queira tapar o sol com a peneira, tentando desqualificar uma matéria pautada em provas inequívocas, principalmente com seus argumentos, estes sim, equivocados.
Confira a nota da prefeitura municipal de Ilhéus na integra :
Com relação a matéria divulgada neste blog intitulada “Ilhéus: Samu funciona com apenas uma ambulância, e mulher morre por falta de atendimento”, nesta segunda-feira, dia 3, o coordenador do Samu, Marcos Vinícius, explica que há alguns equívocos. Primeiro, o Samu de Ilhéus não dispõe de oito ambulâncias, e sim de sete. Dessas, três estão em funcionamento, atendendo à população. Uma está em serviço de revisão no município de Jequié e deverá chegar a Ilhéus, nesta terça-feira, dia 4.
Outras duas, que estavam paradas há cinco anos, encontram-se na Itarel, em Itabuna, em fase de recuperação. Conforme informa o coordenador, as outras duas estão batidas – uma no pátio do Samu e outra no guincho da Brandini. Marcos Vinícius ressalta que esta semana deverá sair a licitação para o conserto desses veículos.
Ainda, o coordenador esclarece que no momento da solicitação de atendimento para a senhora Joanice Nascimento, exatamente às 21h59, as três ambulâncias em funcionamento estavam em atividade: uma das equipes prestava atendimento a uma vítima de arma branca, cuja solicitação foi às 21h45; outra atendia a uma senhora com hemorragia vaginal (às 21h36) e a terceira, a um acidente de trânsito (21h39). Marcos Vinícius informa ainda que a senhora chegou a óbito após atendimento no Hospital Regional, por falência de múltiplos órgãos, conforme diagnóstico assinado pelo doutor Cosme.
O coordenador ressalta que o Samu de Ilhéus, além de contar com equipe formada por profissionais competentes, desenvolve atividades de capacitação, a exemplo do seminário que ocorreu neste final de semana, reunindo 94 trabalhadores de Ilhéus e das bases de Arataca, Gandu, Teolândia, Una, Valença, Uruçuca e Itacaré. Na ocasião, foram realizados serviços de capacitação, como as rotinas internas e externas, direção defensiva, técnicas de imobilização, de retirada de capacetes, de rolamento, além de socorro de vítimas em veículos de difícil acesso, bem como aulas de ética profissional e motivação da equipe.
Deixe seu comentário