A presidente da APPI/APLB- Sindicato, Delegacia Sindical Costa do Cacau, Enilda Mendonça, participou na tarde desta terça-feira da sessão da Câmara Municipal de Ilhéus onde fez um relato da situação da educação no município, destacando em o problema da evasão escolar que tem aumentado a cada ano.
De acordo com Enilda Mendonça, os números registrados no site do Ministério da Educação revelam que as escolas da rede municipal de Ilhéus vêm perdendo a cada ano alunos para outras unidades e até outras cidades por conta de problemas que vão desde a precariedade das unidades escolares, a falta de merenda escolar, de transporte, além da falta de compromisso do governo municipal com a educação.
Enilda Mendonça citou como exemplo que no ano 2000 existiam 26.462 estudantes matriculados e que no ano passado o número de matrículas caiu para 21.414. Isso acaba gerando prejuízos para a educação em Ilhéus. Os dados são ainda mais preocupantes se forem levados em consideração o número de matrícula dos últimos quatro anos.nas escolas da rede municipal em Ilhéus. De acordo com Enilda Mendonça, no período de 2010 a 2013 a evasão escolar foi 258 por cento maior que a década inteira de 2000 a 2010. A quantidade de alunos matriculados em 2014 não foi divulgada ainda, mas a presidente da APPI disse não ter dúvidas de que a evasão continua crescendo.
O vereador ilheense Gurita (PP), fez um requerimento, aprovado por unanimidade na câmara, para a realização de uma sessão especial nesta terça-feira (02), para debater toda a situação da educação no município de Ilhéus. Segundo o vereador, a situação merece uma atenção especial do legislativo ilheense, e solicitou que a câmara convidasse a secretária municipal de Educação, como também os conselhos de alimentação e educação, para que o debate seja amplo e as soluções sejam encaminhadas o mais breve possível.
Deixe seu comentário