Uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano começou hoje a instalação de rampas nos pontos onde a ciclofaixa, que está sendo implantada pela Prefeitura de Itabuna na cidade, precisará fazer uso de calçadas. Ao contrário do que vem sendo divulgado por alguns internautas nas redes sociais, a obra ainda não foi concluída, tampouco inaugurada e, além das rampas, também está sendo feita a demarcação em toda a extensão da ciclofaixa, instalação de “olho de gato” e barreiras de separação da margem do Rio Cachoeira. Posteriormente, será feita a pintura e sinalização vertical e horizontal de todos os trechos que abrangem a área central da cidade.
A ciclofaixa terá uma extensão de oito quilômetros, incluindo trechos de ciclovias sobre calçadas. A primeira parte da obra deve ser concluída na próxima semana, visto que as chuvas que caíram atrasaram os trabalhos. A previsão da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran) é de que todo o trabalho seja concluído até o mês de setembro. De acordo com o secretário de Transporte e Trânsito, Clodovil Soares, o percurso foi elaborado com base no movimento de ciclistas que saem dos bairros para o centro da cidade.
A primeira etapa contempla a continuidade da ciclovia da Avenida Princesa Isabel, que está sendo revitalizada, e segue até a Praça Camacã, com retorno pela Avenida Garcia. Já a segunda etapa prevê a interligação de regiões da cidade, incluindo trechos da Avenida Inácio Tosta Filho, passando pelas ruas Osvaldo Cruz e Moura Teixeira, além das avenidas Francisco Ribeiro Júnior, Firmino Alves e Fernando Cordier. O secretário Clodovil Soares explica que a largura das ciclofaixas vão de 1,5 metro até um 1,7 metro em alguns trechos, acima do que o exigido pela legislação de trânsito que determina largura de 1,2 metro para via de mão única.
O diretor de Educação para o Trânsito, Jorge Telles, informou que será realizada uma campanha educativa sobre a importância de motoristas respeitarem os ciclistas que usam as ciclofaixas e ciclovias e de ciclistas, por sua vez, respeitarem os pedestres, especialmente nos trechos de calçadas onde ciclovia e a via de pedestre se cruzam. Teles explica que, mesmo nos trechos mais movimentados, o acesso ao ciclista será garantido por meio da sinalização.
“O objetivo principal é uma ciclofaixa com total segurança. O ciclista deve sempre esperar o pedestre passar, assim como carros e motos não podem invadir a área definida para ciclofaixa”, afirmou Jorge, lembrando que se constitui em infração gravíssima e pode resultar em multa de R$ 574,62 e sete pontos na carteira do condutor invasor.
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