Do último domingo até a noite de ontem (15), a Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) propôs, no total, 30 ações de impugnação de registro de candidatura no estado. Sete referentes à candidatos a deputado federal e 23 a deputado estadual.
Só foram alvos de ações de impugnação na Bahia, os candidatos às eleições de 2014 que se enquadravam na Lei da Ficha Limpa (nº 135/2010).
No total, foram analisados 982 pedidos de registro de candidatura para cargos eletivos majoritários (senador, governador e vice) e proporcionais (deputados federal e estadual).
A rejeição de contas pelos Tribunais de Contas (da União, do Estado e dos Municípios) foi o motivo mais recorrente nos pedidos de impugnação da PRE/BA.
Na lista das ações de impugnação, duas são contra os ex-prefeitos de Itabuna, Capitão Azevedo (DEM) e Geraldo Simões (PT), que concorre a deputado estadual e reeleição a deputado federal respectivamente.
Vale salientar que após as ações de impugnação, cabe à Justiça Eleitoral julgar os pedidos, e decidir pelo deferimento ou não dos registros. Os candidatos com registros impugnados, têm sete dias para contestar a decisão.
Confira a relação de candidatos impugnados com o nome, partido/coligação, cargo pleiteado e razão da impugnação.
Deixe seu comentário