ANS decreta o fim do plano de saúde Planmil da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus


A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou a lista de operadoras de planos de saúde que terão as atividades encerradas por causa de graves problemas econômico-financeiros e administrativos.  Na lista está o Planmil, da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, que vem enfrentado sérios riscos de fechar as portas. Os funcionários estão em greve até a quitação de salários, que chegam a três meses de atraso.

Os usuários do Planmil têm até 60 dias para solicitar a portabilidade especial de carências para outras operadoras.

Este tipo de portabilidade, em vigor desde abril de 2011, possibilita ao usuário mudar para um convênio compatível com o anterior em situações especiais. São permitidas as trocas nos seguintes casos: quando a operadora tem o registro cancelado pela ANS, está em processo de falência ou por causa da morte do titular do plano.

Nessa situação, o consumidor tem algumas vantagens, como trocar de plano de saúde independentemente do mês de aniversário do contrato, fica desobrigado de cumprir a permanência mínima no plano e novas carências e o preço do novo plano deve ser igual ou menor que o antigo.