A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) prevê para este mês, o inicio da dragagem de manutenção do Porto de Ilhéus. Nesta semana, funcionários da empresa recebem capacitação com ênfase para a educação ambiental. A obra representa investimento de cerca de R$ 3 milhões, com recursos próprios, cujo serviço irá influenciar no aumento da movimentação de cargas do terminal portuário. Além disso, a companhia irá investir em ações preventivas e de monitoramento ambiental.
A necessidade da dragagem da manutenção justifica-se pelo deslocamento de sedimentos de sul para norte nesta região de Ilhéus, causando o acumulo de sedimentos da área (assoreamento). Em função disso, é necessária a realização de dragagens periódicas (de três a quatro anos), para manter a profundidade original do leito do Porto.
De acordo com a Codeba, a área a ser dragada compreende o canal de acesso ao porto, que tem atualmente cerca de oito metros, para voltar à sua profundidade original em torno de 10 metros. Desta forma, a obra vai melhorar a acessibilidade de embarcações ao terminal portuário e ampliará a movimentação do volume de cargas, além de propiciar segurança às navegações.
Ordem de serviço – No último mês de janeiro, o vice-governador e secretário de Infraestrutura, Otto Alencar, presidiu a solenidade de assinatura da ordem de serviço, no Palácio Paranaguá, sede do governo de Ilhéus. O ato contou ainda com a presença do presidente da Codeba, José Muniz Rebouças, do prefeito de ilhéus, Jabes Ribeiro, dos deputados federais Mário Negromonte (PP), Josias Gomes (PP) e Geraldo Simões (PT), o deputado estadual Mário Negromonte Júnior (PP) e lideranças políticas e empresariais do sul da Bahia.
Deixe seu comentário