A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou na noite de hoje (28/01), por unanimidade, projeto do deputado Augusto Castro que institui 25 de setembro como “Dia Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Crack”. A celebração desse dia será com atividades que promovam o combate às drogas, em destaque ao crack, e incentivem práticas esportivas, culturais e artísticas, especialmente entre as crianças e adolescentes da rede de ensino estadual. A data fica incluída no calendário oficial de eventos do Estado da Bahia.
Na avaliação de Augusto Castro, o crack é o maior problema de saúde pessoal, moral e social em nosso Estado. “Ele afeta física e moralmente o usuário, destrói famílias e atinge as instituições pelo poder de corrupção engendrado pelo dinheiro da droga. Aquele que escapa de seus múltiplos e danosos efeitos não sabe como agir e reagir”, ressalta, justificando que, nesse contexto, a luta pelo combate às drogas, dando destaque ao crack, deve ser, permanente, vigorosa e inteligente; se possível envolvente; ou seja, a comunidade como um todo deve assumir essa batalha que não é nada fácil para ser vencida.
“Minha intenção, com este projeto, foi lançar na comunidade mais uma ferramenta, com data oficialmente reconhecida, de combate ao crack e ao mesmo tempo indica caminhos para promover o gosto pelo esporte, a cultura e a arte”,argumenta o deputado, acrescentando que prática de atividades, comprovadamente, afasta as crianças e adolescentes das drogas.
Para Augusto Castro, o Estado tem o dever legal de combater o uso de drogas, enquanto a sociedade civil organizada poderá ser uma excelente parceira nessa luta que é cada vez mais ferrenha. Ele considera de bom alvitre que haja efetivo engajamento das Secretarias de Estado, em especial da Educação, Esporte e Cultura, Justiça e dos Direitos Humanos, juntamente com demais entidades, para celebrar o Dia Estadual de Prevenção e Enfrentamento ao Crack, associando o incentivo ao esporte, cultura e arte.
Deixe seu comentário