CBF descarta estrangeiro e quer técnico experiente na seleção


José Maria Marin, presidente da CBF

O próximo técnico da seleção brasileira será alguém que já passou pelo cargo. E não será um estrangeiro.

As afirmações do presidente da CBF, José Maria Marin, e de seu vice, Marco Polo Del Nero, reforçam a tendência de que Luiz Felipe Scolari será o escolhido para comandar a seleção.

Na última sexta-feira, Marin e Del Nero demitiram Mano Menezes, que durou pouco mais de dois anos e dirigiu a equipe em 40 partidas.

Os dois cartolas que mandam no futebol brasileiro não querem uma nova experiência. Preferem alguém que já tenha sentado no banco de reservas da seleção.

Nesse cenário, nomes como Tite, Abel Braga e Muricy Ramalho perdem força.

Entre os treinadores que já comandaram a seleção, Scolari é de longe o preferido.

O gaúcho foi campeão do mundo em 2002, com um cenário parecido com o atual: faltava pouco tempo para a Copa do Mundo e havia um torneio a disputar antes.

Scolari falhou na Copa América de 2001, mas ganhou o torneio que mais importava um ano depois.

Agora, há a Copa das Confederações de 2013 antes de o Brasil encarar a disputa do Mundial em casa.

Andres Sanchez, prestes a pedir demissão do cargo de diretor de seleções hoje, afirmou que Scolari “está apalavrado” com a cúpula da CBF.

Scolari continua afirmando não ter sido procurado por ninguém da CBF. O ex-treinador do Palmeiras disse que só pretende se pronunciar após o fim do Campeonato Brasileiro –no próximo domingo.

Marin disse que só vai anunciar em janeiro o novo treinador do time. “Até lá, vamos ter tempo para fazer algumas avaliações”, disse.

O presidente da CBF se esquivou de falar sobre a demissão de Mano Menezes. “O passado é o passado, agora vamos pensar no futuro”.

Questionado sobre a possibilidade de contratar Josep Guardiola, ex-técnico do Barcelona, Marin foi direto.

“Acredito nos técnicos brasileiros. Conquistamos cinco títulos com eles. Por isso, dificilmente vamos chamar um estrangeiro. É muito difícil”.

Segundo o diário “Lance!”, Guardiola afirmou estar disposto a treinar o Brasil.

Marco Polo Del Nero, maior defensor da contratação de Scolari, afirmou que concorda com Marin nesse ponto.

“Temos ótimos técnicos brasileiros para comandar o time em 2013 e 2014, não acho que trazer um estrangeiro possa resolver os problemas”.

Marco Polo Del Nero teve computador e documentos apreendidos pela Polícia Federal ontem. Segundo o dirigente, por “fatos sem nenhuma ligação com o futebol paulista ou nacional”.