Bahia alcançou 22 milhões de desembarques em seis anos


Ilheus

Aeroporto Jorge Amado – Ilhéus

Entre janeiro de 2007 e julho de 2013, os aeroportos de Salvador, Porto Seguro e Ilhéus somaram 22 milhões de desembarques nacionais e internacionais. Os dados da Infraero, empresa que administra os terminais da capital e de Ilhéus, e da organização Sinart, gestora do equipamento em Porto Seguro, foram divulgados nesta quarta-feira (4), pelo governador Jaques Wagner, durante a abertura da 41ª Feira de Turismo das Américas, promovida pela Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav), no Anhembi, em São Paulo.

Neste período, segundo o levantamento, foram 19 milhões de chegadas somente em Salvador e outras três milhões nas cidades do litoral sul da Bahia. O resultado representa incremento de mais de 80% no número de operações na capital, que havia registrado cerca de 11 milhões de desembarques entre 2001 e 2006.

Para o secretário do Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, o movimento nos aeroportos baianos representa um aumento na atividade turística no estado. A Bahia também apresentou ampliação nos indicadores em destinos localizados no interior, como Praia do Forte, Imbassaí e Costa do Sauípe, no litoral norte, e Morro de São Paulo, Ilhéus e Porto Seguro, no litoral sul.

No que se refere aos desembarques estrangeiros em Salvador, entre 2007 e 2012 foram registradas mais de um milhão de operações, contra 565 mil entre 2001 e 2006, segundo dados da Infraero. “A atração de voos importantes como a linha Miami-Salvador e a manutenção de rotas de Lisboa, Madri e Frankfurt contribuíram para este resultado”, complementa Leonelli.

No que se refere ao mercado nacional, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Pernambuco constituem-se nos principais emissores de turistas para a Bahia, que recebe 5,3 milhões de visitantes de outros estados por ano. Já os próprios baianos viajando pelo estado são 5,2 milhões, conforme os números da Fipe. Os destinos baianos mais visitados são Salvador, Porto Seguro (sede, Arraial D’Ajuda e Trancoso) e litoral norte. Mas também há destaque para Morro de São Paulo, Ilhéus, Chapada Diamantina e Maraú.