O II Congresso Internacional Aprendendo Down será realizado pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC no período de 3 a 5 de outubro. O evento conta com o apoio da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down. Com o tema “Cidadão Down na era dos direitos: fazendo valer!” tem o objetivo de fortalecer a cidadania e reconhecer a diversidade através da informação, estudo, pesquisa e convivência.
De acordo com a professora/Dra. Celia Neder Kalil Mangabeira, coordenadora do Núcleo Aprendendo Down/UESC “este Congresso é mais uma oportunidade para discutir, aprender e, sobretudo, fortalecer nossas conquistas, dizendo sim a inclusão social, com certeza, um dos caminhos para autonomia e autodeterminação, garantindo o direito a pertencer. Sua presença será muito importante, pois sabemos que sozinhos caminhamos, mas que juntos chegaremos.”
“Ao longo desses 14 anos do Programa Aprendendo Down aprendemos, caminhamos e crescemos juntos, chegando a era dos direitos, fazendo valer a infinita vontade de ser pessoa, de ser agente ativo na construção dessa nova sociedade, representantes legítimos do capital social, quando, através da Educação, disseminamos o conhecimento, deletando o passado, permitindo um novo presente e construindo um futuro promissor,” acrescenta.
– ” Reconhecer a diversidade, respeitando o outro, tem sido o norteador do Aprendendo Down, um Programa de Educação da UESC, que conjuntamente com a Federação Brasileira das Associações em Síndrome de Down, vem liderando o processo de transformação, para que o cidadão Down seja e seja plenamente.” conclui a professora
O II Congresso Internacional Aprendendo Down vai contar com as palestras de Fábio Adiron (Educador – São Paulo/SP), Joslei Viana (Educadora Física – Ilhéus/BA), Ramon Novell (Psiquiatra – Espanha), Guilherme Colin (Pediatra – Joinville/SC), Laeddy Ferraz (Psicóloga – Itapetinga/BA), Rosana Cipriano (MEC – Brasília/DF), Ivalda Cesarina (Fonoaudióloga – Salvador/BA), Maria Aparecida Gurgel (Ministério Público – Brasília/DF), Sumaia Midlej (Fisioterapeuta – Salvador/BA), Jéssica M. de Figueiredo (Universitária – Brasília/DF), Marian Oliveira (Linguista – Vitória da Conquista/BA) e Zan Mustacchi (Geneticista – São Paulo/SP)
Deixe seu comentário