Maurício Galvão celebra início da dragagem do Porto de Ilhéus e reforça compromisso com portuários


Na manhã desta segunda-feira (23), foi assinada a ordem de serviço para a dragagem de manutenção do Porto de Ilhéus, um projeto de vital importância para a cidade e toda a região sul da Bahia. A cerimônia de assinatura contou com a presença do Ministro dos Portos e Aeroportos – Silvio Costa, Ministro da Casa Civil – o Rui Costa, o Governador Jerônimo Rodrigues e Bebeto Galvão, representando Ilhéus.

Maurício Galvão, ex-gerente do Porto e responsável por tirar do papel a licitação de contratação da empresa para execução do serviço, comemorou a conquista reafirmando seu compromisso com os portuários e destacou a importância do projeto para Ilhéus. “Trabalhei duro para que isso se tornasse realidade, pois sabia o quanto fortaleceria a economia da nossa cidade e o Porto de Ilhéus. Tenho certeza de que hoje foi um dia de vitória para o nosso município”, declarou Galvão. Ele ainda reafirmou que, enquanto vereador, continuará lutando pelos direitos dos portuários e pelo crescimento do Porto de Ilhéus.

O projeto de dragagem terá um investimento de aproximadamente R$ 20 milhões e envolve intervenções nas áreas do canal de acesso interno, bacia de evolução e berços de atracação do Porto Organizado de Ilhéus. Esses serviços são fundamentais para garantir a navegabilidade segura e contínua, além de permitir que o porto amplie sua capacidade de movimentação de carga. “Com a dragagem, o Porto de Ilhéus passará a ter condições de receber navios de portes maiores, o que tornará a cidade mais competitiva no cenário logístico e portuário, além de navios com mais passageiros, impulsionando o turismo local”, destacou Maurício.

A dragagem é uma operação crucial para a manutenção das atividades portuárias, especialmente em áreas como o Porto de Ilhéus, que sofre com a sedimentação natural. A expectativa é de que as obras aumentem a competitividade do porto no estado da Bahia, tornando-o um ponto estratégico para exportação e recebimento de mercadorias. O início das obras marca um novo capítulo no desenvolvimento econômico de Ilhéus.

Ainda nesta manhã, foi anunciado um investimento de R$ 4,59 bilhões para o Porto Sul, pelo Fundo da Marinha Mercante, o que vai acelerar a construção do equipamento.