Nesta segunda-feira (26), o candidato à prefeitura de Ilhéus, Bento Lima (PSD), participou de um encontro em Olivença, reunindo candidatos a vereador, lideranças indígenas, jovens e membros da comunidade. O evento destacou a importância de ouvir as demandas locais e discutir propostas que atendam às necessidades da população. Entre as lideranças presentes, estavam os caciques Nicinha, Jesuína e Nerival, além de outras figuras de destaque como Pastor Gilmar, professora Camila Magalhães, Piti do povão, Cacau Maciel e Marcos Mendonça, todos manifestando apoio à candidatura de Bento.
A Cacique Jesuína, representante dos povos indígenas de Olivença no Conselho Estadual de Educação, falou sobre a importância de um olhar atento para a educação indígena. “Representamos 23 comunidades, compostas por mais 8 mil indígenas, que precisam de atenção especial na educação e na valorização de nossa história. Estou certa que Bento se compromete a atender essas necessidades específicas de cada comunidade.” destacou Jesuína.
A Cacique Nicinha, uma das vozes mais respeitadas da comunidade, falou sobre o compromisso de Bento com as causas indígenas. “Estamos aqui para sermos ouvidos e eu quero agradecer ao trabalho de Bento e dizer que estamos juntos. A continuidade de tudo o que a gente almeja e tudo o que a gente quer é sempre para melhor. Estamos aqui para dar um passo à frente.” declarou a líder Tupinambá.
Bento Lima, em sua fala, reforçou a importância de políticas públicas voltadas para os povos originários de Ilhéus. “Agradeço à Nicinha, Jesuína, Pastor Gilmar por ceder o espaço e a todos que estão aqui. Precisamos ter um olhar mais atento sobre a luta dos povos originários que habitam nosso território, principalmente na educação e saúde. É um desafio para Ilhéus, para a Bahia, para o Brasil. Meu compromisso é criar um atendimento coletivo que valorize as particularidades de cada grupo.” destacou Bento.
Deixe seu comentário