Adélia garante legalização do transporte alternativo em reunião com motoristas do segmento


A professora e médica Adélia Pinheiro (13), candidata a prefeita de Ilhéus, se reuniu ontem (21) com representantes da Coonvirsulba, a cooperativa dos motoristas do transporte alternativo do Sul da Bahia. Aos trabalhadores, Adélia apresentou um dos compromissos de seu Plano de Governo, que é a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade, que vai propor a regulamentação do serviço.

A reunião desta quarta-feira foi organizada pelo candidato a vereador Maurício Galvão, uma das lideranças políticas da cidade que abraçou a causa. Segundo ele, a regularização do transporte alternativo é uma demanda de toda a sociedade, porque vai beneficiar não só os motoristas, mas todas as pessoas que já usam o serviço para se locomover. “Tempo é vida. E esse tempo que nossa gente perde esperando o ônibus faz muita falta para o convívio familiar e no dia a dia”.

O transporte público é uma das pautas prioritárias do Plano de Governo de Adélia e do vice Augustão (PDT) prevê estudo para identificar a realidade e as demandas das comunidades, entendendo como os moradores se movimentam no município e o que mudou nos últimos anos. “O transporte alternativo entra aí, fazendo parte de um conjunto de serviços, para nos auxiliar a garantir o direito à mobilidade, trazendo o cidadão para o centro do processo”, declarou Adélia.

“A gente não pode esquecer que, em alguns pontos da cidade e em alguns horários, o transporte por ônibus não vai, mas o transporte alternativo chega”, acrescentou a candidata do time do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues.

O presidente da Coonvirsulba, Eduardo Almeida, informou que a entidade tem 156 associados e vai lançar campanha de legalização do transporte alternativo. Já o motorista Wagner Neves enfatizou que, hoje, além dos cooperados, Ilhéus tem mais de 500 motoristas na informalidade, muitos deles vindos de cidades vizinhas para trabalhar no município.