Adélia oficializa candidatura a prefeita de Ilhéus em grande festa, com presença de Jaques Wagner


Cantando A Vida é Desafio, música de Afro-X e Racionais MC’s, e o Hino ao Dois de Julho, artistas da cena do hip hop abriram a convenção que formalizou, nesta sexta (2), na sede da AABB, a escolha da professora Adélia Pinheiro como candidata a prefeita de Ilhéus pela Federação Brasil da Esperança e partidos aliados.

Ela terá na vice o vereador Augusto Cardoso, o Augustão (PDT). O ato lotou e coloriu o ambiente com a diversidade da população de Ilhéus e uma forte presença das mulheres, que são 54,18% dos 129.975 eleitores da Terra da Gabriela. O senador Jaques Wagner, marcou presença no evento.

Também participaram da convenção o deputado federal Josias Gomes, o deputado estadual Rosemberg Pinto, o vice-prefeito Bebeto Galvão (PSB), os secretários de Estado Bruno Monteiro (Cultura), Rowenna Brito (Educação) e Roberta Santana (Saúde), o presidente no PT na Bahia, Éden Valadares, além dos presidentes dos partidos aliados e de outras lideranças e autoridades locais e estaduais.

Emoção – No momento mais emocionante da noite, Adélia chamou a mãe, a professora Adélia Melo, a quem rendeu homenagem, citando também o pai, Hélio Melo, falecido em 2015. “Eles me ensinaram que a gente cuida de gente através da educação. Mas, também, através do olho no olho, da escuta, do compromisso, o compromisso que é colocar-se no lugar do outro. E, aqui, é a minha referência”, disse Adélia, referindo-se à mãe.

Adélia também lembrou da professora Carmelita, que foi candidata a prefeita de Ilhéus pelo PT, em 2012 e 2016, e faleceu em novembro passado. “Eu tenho certeza que ela, no brilho, na estrela no céu, ela está cuidando de mim, ela está cuidando de nós, ela está cuidando de Ilhéus”.

“Alma da Bahia” – O senador Jaques Wagner recuperou a época do protagonismo sociocultural e econômico do município, da grandeza da literatura amadiana à fortuna do cacau. “Ilhéus é, de certa forma, a alma da Bahia. O cacau de Ilhéus e região já sustentou a Bahia durante muito tempo”, discursou.

“O cacau e a história de vocês já fizeram Jorge Amado fazer livros que rodaram o mundo inteiro. Por isso, para mim, é uma alegria estar aqui com vocês para defender a candidatura da primeira mulher prefeita de Ilhéus, a nossa querida Adélia”, declarou o líder do Governo Lula no Senado Federal.

Coalizão – Filiada ao PT, a médica Adélia Pinheiro é ex-secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação; de Saúde e de Educação. Foi reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) por dois mandatos e aposentou-se como professora da instituição.

Ela vai para a primeira disputa eleitoral sustentada pela maior coalizão partidária de Ilhéus. Além da Federação Brasil da Esperança, tem o apoio do PSB, PMN, PDT e da Federação Psol-Rede.