Trecho Fiol até Barreiras é iniciado


Imagem ilustrativa. Foto Fiol, BRA GOV.

Uma ordem de serviço para a conclusão do trecho II da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol II), que liga Caetité a Barreiras, foi emitida pela Infra S.A, empresa pública federal do Ministério dos Transportes. O investimento será de R$ 365,2 milhões e a previsão para conclusão é de 26 meses.

A ordem de serviço abrange a elaboração dos projetos executivos de engenharia e a execução dos serviços remanescentes para a conclusão das obras de subtrechos, incluindo os últimos 140 km da Fiol II e a montagem de uma superestrutura ferroviária na ponte sobre o Rio São Francisco.

A Tec Engenharia será responsável pela execução. A Fiol I, que liga Ilhéus a Caetité, é de responsabilidade da Bamin Mineração, que arrematou a concessão no leilão promovido pelo governo do presidente Bolsonaro, realizado pelo então ministro de Infraestrutura Tarcísio de Freitas, hoje governador de São Paulo.

O trecho 2 vai ligar a Fiol à Ferrovia Centro Oeste. O trecho 3 da Fiol será objeto de concessão, a ser leiloada no próximo ano. Depois que estiver prontas, as duas ferrovias ligarão o Porto Sul a Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso. A ideia é depois ligar este ponto ao oceano pacífico.

Informações do Jornal A Região