O laboratório político de Marão: como sua indecisão molda o jogo do poder


Marão e seu laboratório político. fotomontagem Jamesson Araujo.

Hoje, no dia 5 de outubro de 2023, estamos exatamente a um ano das eleições municipais. Nos bastidores, a ansiedade é palpável para descobrir quem será o candidato apoiado pelo prefeito Mário Alexandre, do PSD. Enquanto a decisão não é tomada, o prefeito Mário está observando atentamente o desempenho de alguns nomes importantes que ele tem colocado em cargos estratégicos.

E a bola da vez no laboratório político de Marão é o advogado e ex-vereador Marcos Flávio, que foi promovido a secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Ilhéus. Dentro do governo, Marcos Flávio é considerado uma opção promissora, já que possui experiência eleitoral e habilidades para liderar a prefeitura de Ilhéus.

Há duas semanas, o Blog Agravo divulgou a informação de que a secretária de Educação, Lora, era a favorita de Mário para ser a candidata do governo. E, até o momento, parece que essa preferência não mudou, de acordo com informações vindas do palácio.

Outro nome que está sendo avaliado pelo prefeito, mas que ainda não é mencionado nos bastidores, é o de Moises Bohana, atual secretário de Agricultura. Considerado como um irmão por Marão, Bohana, apelidado carinhosamente de “100%”, é alguém em quem o prefeito confia plenamente e que é seu amigo desde a infância.

Correndo por fora, temos o vice-prefeito de Ilhéus, Bebeto Galvão, do PSB, que apesar de aparecer bem nas pesquisas como o único pré-candidato da base com bom desempenho, dificilmente receberá o apoio de Marão. Mas tudo pode mudar muito rápido na política.

Recentemente, o Blog Agravo divulgou a notícia de uma reunião entre o presidente do PT, Ednei Mendonça, e Bebeto. Poucas horas depois, a deputada estadual e primeira-dama do município se colocou à disposição do prefeito para ser candidata a prefeita. Um detalhe interessante: Soane também é do PSB, partido de Bebeto. Seria uma mensagem cifrada?

Hoje teremos o podcast Super Blogs com Bebeto Galvão, e como você pode ver, teremos assuntos polêmicos e análise política para desvendar essa indecisão do prefeito e da base do governo estadual.