O vereador de Itabuna, Danilo Freitas Santos, conhecido como Danilo da Nova Itabuna (União Brasil), fez uma comparação relacionando a primeira dama do município, Andréa Castro, a uma “cadela”, durante sessão na Câmara Municipal. Motivo do ataque seria a desistência de Andréa Castro em ser candidata a deputada estadual em 2022.
O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, usou as redes sociais para repudiar o discurso do vereador, pelas agressões verbais contra a primeira-dama Andrea Castro, considerando inadmissível a maneira ofensiva como o vereador se referiu à primeira-dama em plenário, “desrespeitando-a como mulher, primeira-dama, advogada, mãe e esposa”.
O prefeito classificou as declarações de Danilo da Nova Itabuna como “reprovável episódio de misoginia”, e cobrou da Câmara uma posição firme. Até o momento o legislativo itabunense continua calado sobre o fato.
Nas redes sociais, o discurso do vereador foi fortemente criticado, sendo classificado como Misógino. A presidente do União Brasil Mulher Bahia, Iris Azi, disse que esse é mais um caso lamentável de violência política.
“A postura de um parlamentar, sobretudo durante uma sessão na Casa Legislativa, não pode ser baseada neste tipo de violência. Repudio veementemente a atitude do parlamentar”, declara Iris Azi.
Confira a nota na íntegra a nota de Augusto Castro:
Nota de Repúdio
O Prefeito Augusto Castro, vem por meio desta, expressar seu repúdio e indignação, diante das declarações do vereador Danilo Freitas, em sessão plenária da Câmara Municipal realizada nesta quarta-feira, dia 20/06.
É inadmissível que um agente político, legítimo representante da população, utilize o plenário da Câmara de Vereadores, para se referir de maneira ofensiva à Senhora Andrea Castro, desrespeitando-a como mulher, primeira-dama, advogada, mãe e esposa.
A fala do vereador Danilo Freitas se traduz em reprovável episódio de misoginia.
A sociedade não pode se calar, muito menos tratar sem a relevância necessária, declarações degradantes e que prestam desserviço a proteção aos direitos das mulheres.
Esperamos que a Câmara Municipal, tome as devidas providências para repreender o comportamento de seu representante, demonstrando à população que a intolerância e a discriminação não têm lugar em nossa cidade.
Além disso, encorajamos a sociedade a manifestar-se contra qualquer forma de violência ou desrespeito às mulheres.
Reafirmamos nosso compromisso em promover a igualdade de gênero, o empoderamento feminino e a construção de uma cidade onde todas as mulheres sejam respeitadas. Não mediremos esforços para combater atitudes que reforcem estereótipos negativos e agridam a dignidade feminina.
A todas as mulheres, em especial à primeira-dama Andrea Castro, nosso apoio, solidariedade e reconhecimento pela sua importância e contribuição para nossa sociedade.
Augusto Castro
Prefeito Municipal de Itabuna
Deixe seu comentário