Embasa adota medidas para garantir abastecimento de água no litoral sul


As altas temperaturas do verão implicam no aumento considerável do consumo de água, principalmente nas regiões litorâneas. Para garantir o pleno abastecimento das áreas do litoral sul do estado, a Unidade Regional de Itabuna (USI) da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) adotou uma série de medidas, que vão desde equipes de plantão, incremento da produção de água e equipamentos reserva até o aumento das horas de operação de alguns sistemas. Com base num levantamento dos últimos cinco anos, o gerente da USI, Felipe Madureira, estima que em Olivença e Serra Grande o consumo de água dobra no verão, enquanto Itacaré registra uma média de 50% de incremento, Canavieiras fica em 35% e Ilhéus e Camamu com 30%.

Segundo Madureira, o planejamento para o período do verão começou em meados de setembro numa reunião realizada em Ilhéus com todos os setores da unidade. As medidas adotadas garantem, principalmente, a segurança operacional em todas as etapas, desde a captação e tratamento até a distribuição de água ao consumidor final. Os equipamentos reserva, como bombas das áreas de captação, poderão ser rapidamente colocadas em ação pelas equipes de plantão, inclusive pessoal da área de esgotamento sanitário. Além disso, os mananciais estão com um bom volume de água após as chuvas ocorridas na região sul nos dois últimos meses.

Em Serra Grande, um dos balneários mais procurados do litoral sul da Bahia, a Embasa empresa investiu mais de R$ 100 mil para quase dobrar a capacidade de produção da Estação de Tratamento de Água (ETA). Também a barragem de nível foi elevada, permitindo o acúmulo de um maior volume de água. A ETA Serra Grande também é responsável pelo abastecimento de outra localidade do litoral sul baiano, Sargi, também distrito de Uruçuca.

Também a Coelba foi acionada para providências no reforço ao atendimento em locais considerados críticos e nos quais, historicamente, há ocorrências de falta de energia e demora no atendimento que afetam o abastecimento de água e a operação do esgotamento sanitário. Porém, se necessário, uma empresa contratada poderá instalar geradores em locais como Olivença e Serra Grande, onde é comum a falta de energia no verão, principalmente no período do Natal, réveillon e carnaval.

O atendimento às casas de veraneio, visando a regularização dos débitos por meio da negociação facilitada, pode ser feita no escritório local e é ampliada com a divulgação dos canais de atendimento da Embasa. Todos os serviços, inclusive segunda via da conta, religação e outros podem ser feitos, atualmente, no ambiente virtual. Para isso, basta o cliente ligar para o 0800 0555 175, que é disponível 24 horas, WhatsApp (71) 99717-0999, além da agência virtual da Embasa no site www.embasa.ba.gov.br

RESERVATÓRIO

Madureira ressalta a necessidade do uso consciente da água para evitar o desperdício e também alerta para a necessidade de os imóveis terem reservatórios adequados à necessidade dos moradores, pois é comum a superlotação durante o verão. A instalação de um reservatório (ou caixa d’água) garante a regularidade do abastecimento nos imóveis. O equipamento é fundamental para que, em casos de interrupção no fornecimento de água, o imóvel permaneça abastecido enquanto o problema é solucionado.

A resolução 005/2019 da Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa) diz que é dever do usuário dispor de reservação domiciliar dimensionada para atender ao consumo diário dos ocupantes do imóvel por um período mínimo de 24 horas, garantindo a disponibilidade de água no imóvel nestes momentos de queda de pressão ou manutenção na rede distribuidora. A média de consumo diário prevista para cada morador estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 110 litros diários por habitante.

BLITZ EDUCATIVA

Também serão desenvolvidas blitzes educativas nos pontos de maior afluência de pessoas no litoral, abordando principalmente os turistas, dando dicas de redução de consumo de água. Estão previstas ainda visitas às pousadas, barracas de praia, restaurante e bares. Veja algumas dicas:

· Usar a toalha de banho de banho mis de uma vez ajuda a economizar água

· No banho, ao passar xampu e sabonete, feche sempre o chuveiro

· Mantenha a torneira fechada quando passar sabão ou escovar os dentes

· Ao usar a máquina de lavar, acumule o máximo de roupas para lavar tudo de uma só vez

· Se vai lavar o carro, use um balde, nunca a mangueira

· Para molhar as plantas, use um regador e reutilize água sempre que possível

Informações da Ascom Embasa.